[ editar artigo]

Entrevista - Márcia Ribeiro - Dentista

Entrevistamos esta semana no Empreendedorismo Rosa uma dentista empreendedora.

Márcia Ribeiro foi atendente de consultório dentário, casou com um dentista, fez faculdade de odontologia e duas pós-graduações (odontopediatria e odontologia do trabalho). Após a morte do seu marido em 2007, começou a administrar sozinha sua clínica, contando sempre com um equipe unida e amada. Ela também é dentista e coordenadora voluntária da ONG Turma do Bem, que tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade.

Fonte da imagem: Arquivo pessoal da entrevistada

ER. Quais características você considera essencial para ser uma empreendedora de sucesso?
Vontade louca de crescer. Escrever meu nome na vida das pessoas. Meu lema é SER e TER.

ER. Qual foi o maior desafio encontrado até hoje como empreendedora?
Confiar muito nas pessoas e achar que todas iriam me ajudar. Descobri que o mundo é uma guerra, ou você luta ou você morre, então resolvi não entrar na guerra. Resolvi fazer a minha parte. Eu dava e ficava esperando. Hoje eu dou sem esperar nada em troca. Faço acontecer.

ER. Quando não está empreendendo o que gosta de fazer?
Ler, principalmente assuntos ligados ao comportamento humano, gestão de pessoas, marketing, e tudo relacionado a mulher. Amo ser mulherzinha.

ER. Quais os cuidados que você têm para não perder a feminilidade?
Me cuido muito.Faço ginástica,vejo vídeos de etiqueta e postura,vou toda semana no salão, faço maquiagem todos os dia, já acordo maquiada se deixar. Na minha profissão fico muito em cima do paciente, eles têm que ver o belo, na verdade a bela: EU. Todos admiram meu cheiro que já é minha marca registrada.Todos comentam que sou charmosinha e cheirosa, eu adoro!

ER. Quem foi, ou é, seu grande influenciador (a)?
Minha irmã Miriam Cristina, ela era modelo e muito linda. Queria ser como ela, na beleza. Na profissão meu amado marido Ronaldo sempre estava me incentivando e me dizendo: você pode fazer.

ER. Com quem você gostaria de bater papo por horas?
Sempre foi com minhas amadas amigas, amo e perco a noção do tempo e espaço. Troca de experiência.

ER. Qual o seu maior acerto e o seu maior erro?
Meu maior acerto foi nunca ter desistido, mesmo errando eu acerto depois. Meu maior erro acreditar sempre nas pessoas.

ER. Que música traduz você como pessoa ou profissional?
VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ... (Gonzaguinha). Quando canto me vejo. Tem uma do Roberto Carlos que me toca muito também, é assim: Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais alto poder cantar...

ER. Se pudesse escolher uma única lição para deixar as leitoras do Empreendedorismo Rosa, qual seria?
META. FOCO. Sem isso não teremos o SER E TER.

Márcia Ribeiro é diretora do Centro Odontológico da Tijuca, graduada em odontologia, especializada em odontopediatria e odontologia do trabalho. Voluntária na ONG Turma do Bem, participa do projeto Dentista do Bem como coordenadora regional (RJ). É autora de diversos artigos sobre saúde bucal, publicados em revistas, jornais e sites. Foi palestrante no TEDx Vila Madá com o tema “Nossos Propósitos: compartilhando caminhos e conquistas”. Participou de diversos congressos e cursos na área odontológica, além de buscar aperfeiçoamento na área administrativa nos cursos de Gestão em Saúde pela Escola do Pensamento, Marketing em Saúde pelo Grupo Caproni e Empreendedorismo pelo SEBRAE.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você