[ editar artigo]

Entrevista Patrícia Travassos

Em abril deste ano, tivemos uma edição do Info Money na cidade de Curitiba onde teve um espaço de apresentação do programa Mãe S/A do Fantástico. Depois de conhecer as protagonistas do programa, fomos tomar um café com pROSA com a idealizadora do projeto, Patrícia Travassos. Ela compartilhou que a ideia do programa surgiu por conta de uma amiga musicista que tinha um espaço de e-commerce com a comercialização de produtos feitos por mães.

Fonte de Imagem: Arquivo Pessoal

Ao se deparar com este empreendimento, percebeu que tinha um vasto campo a ser investigado, o das mães que empreendem. Pesquisa feita e ideia formatada, ela ofereceu o projeto para a TV e com isso inicia um empreendimento jornalístico. Os pilares do projeto seriam: negócios que inspirassem e que alertassem os desafios de empreender na maternidade.

Durante o processo de construção do projeto, ao coletar informações sobre o empreendedorismo feminino, percebeu que a maior falha das empreendedoras entrevistadas era, sem dúvida alguma, a ausência de planejamento. Percebeu também que a maioria das mulheres inicia um empreendimento na maternidade por questões pessoais, tendo como impulsionador desta decisão o conciliar da vida profissional com a familiar.

O projeto de trabalho a inspirou de tal maneira que começou a empreender em home office junto com a Ana. Ambas escreveram o livro “Minha Mãe é um Negócio”, que foi um registro da pesquisa realizada para o programa, com histórias de mães que empreendem.

Quando perguntei o que ela tem como objetivo com seu empreendimento Prosa Press , ela disse: “Inspirar pessoas através de um conteúdo que gere mudança de comportamento, reflexões e ideias inovadoras através de excelente conteúdo”.

Ao final de nossa pROSA, indaguei o que era Empreender sob sua ótica: “Empreender é uma alternativa e não uma solução” e por fim perguntei para ela quem seria uma pessoa empreendedora que a inspiraria. Patrícia pediu para refletir sobre que nome diria. Dias depois recebi a seguinte resposta:  “Olá Lênia, tudo bem? Voltei para São Paulo intrigada com a sua pergunta e com a minha falta de resposta sobre o nome de um empreendedor que me inspire. Por coincidência (se é que existem coincidências na vida), caiu na minha mão um dvd de um filme chamado "Quem se importa" - sobre empreendedores sociais que criam soluções de baixo custo com alto impacto socioambiental. Assisti na mesma hora e recomendo para quem quiser se inspirar com o relato destes verdadeiros líderes: Wellington Nogueira - Doutores da Alegria, Vera Cordeiro - Associação Saúde Criança, Eugennio Scannavino Netto - Saúde e Alegria, Joaquim Melo - Banco Palmas, entre outros nomes estrangeiros como Muhammad Yunus.”

De lá para cá muitos meses se passaram, e  com eles temos acompanhado as andanças da Patrícia, que recebeu prêmios e lançou o livro Minha mãe é um Negócio em parceria com a Ana Claudia Konichi.

Patrícia,  agradecemos sua generosidade em nos acolher nesta ação ROSA para com isso inspirarmos ainda mais nossas leitoras, com seu projeto.

Lênia Luz é empreendedora, fundadora e CEO do Empreendedorismo Rosa. Diretora executiva da Aurelio Luz Franchising & Varejo. Fonoaudióloga, psicomotricista e arteterapeuta; Especialista em comunicação humana, em Microfranquias pelo Instituto Tomodati/BID, em Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs, através do projeto “10.000 Women”. Certificada pela IFA. Criadora dos blogs “Mundo das Franquias” e “Mundo das Microfranquias”. Colunista dos blogs/sites “ Mulheres Empreendedoras” da PEGN, “Portal Webnews”, “Alma do Negócio”, Bolsa de Mulher”, “Canal do Empreendedor”,“Mulheres no Poder” , “ Administradores – O Portal da Administração”, “Revista + Mulher” , “ IP Imagem Pessoal” , “It Mãe” e “Tendência de Mulher”.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você