[ editar artigo]

Entrevista Exclusiva para o Empreendedorismo Rosa com Sônia Regina Hess - Presidente e CEO da Dudalina

O Empreendedorismo Rosa entrevistou uma das mais bem-sucedidas empresárias do Brasil,  Sônia Regina Hess de Souza - Presidente e CEO da Dudalina S.A.

Sônia, que estará presente na 2ª Edição Fórum Mulheres em Destaque nos concedeu uma entrevista inspiradora.

Confira a entrevista que o Empreendedorismo Rosa fez com Sônia Regina Hess de Souza.

ER. Quando identificou seu potencial empreendedor?
Nasci empreendedora. Minha mãe sempre foi uma mulher empreendedora, então quando nasci já tive essa influência. Tive muito pouco tempo para brincar, essa essência de realizar estava inserida no meu dia a dia desde sempre.

ER. Qualquer mulher pode ser uma empreendedora de sucesso? Independente da classe social, idade ou cultura?
Sim. Mas primeiro ela precisa ter certeza se ela quer ser empreendedora, se ela está disposta a correr riscos. Hoje, existem mulheres que desejam ser empregada (não é melhor funcionária ao invés de empregada?) empreendedora. Primeiro é importante ter muito claro o que você deseja ser, uma empreendedora ou uma empregada empreendedora.

ER. Quando não está empreendendo o que gosta de fazer?
Ficar com a minha família, meus netos. Os finais de semana são preservados para curtir com a família, não abro mão disso.

ER. Quem ou o quê te inspira?
Geralmente as empresas familiares começam com uma mulher. Sempre parte ou tem a influência de uma mulher. No caso da Dudalina, minha mãe.

ER. Você pratica algum exercício físico, terapia ou faz algo para ajudar a melhorar o desempenho profissional e ter mais saúde e disposição?
Não, a única coisa que faço é esteira. E também brinco com meus netos! (risos). Sou muito prática, tudo pra mim é simples, sem muita complicação. Tenho apenas um médico que cuida de mim, é meu ginecologista e clínico.

ER. Alguma dica interessante para compartilhar com as mulheres empreendedoras?
Feedback tem que ser sempre positivo,  mesmo que para criticar. Não deixe de cuidar das pessoas, mas saiba separar muito bem as coisas, seja profissional. Numa empresa familiar principalmente, todos são iguais e devem assumir uma postura profissional.

ER. Participa de algum grupo de network?
Sim. Faço parte do Conselho de Desenvolvimento Sócio-Econômico da Presidente da República e do Conselho Consultivo Superior de Governo de Santa Catarina (Consult). Além de fazer parte do Conselho Curador da Fundação Dom Cabral, ser Vice-Presidente Conselheira da ABIT, membro do grupo LIDE - Líderes Empresariais e, atualmente, ser presidente do Grupo LIDEM - Grupo de Mulheres Líderes Empresariais.

ER. Sua mãe foi uma empreendedora além do tempo dela, muitas de suas citações no livro são verdadeiras fontes de inspiração e motivação para nós, mulheres empreendedoras. Em nenhum momento ela caracteriza uma situação de preconceito vivida por ela, pelo fato de ser mulher e empresária, você sente da mesma maneira ?
Nunca me senti em uma situação de preconceito mas sempre senti  muito respeito em minhas ações  como empresária. Este ano tive o privilégio de ser a primeira Mulher a receber o título de Personalidade de Vendas do  Ano , em 50 anos de história da ADVB ( Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil).

ER. Qual o maior obstáculo que a mulher empreendedora encontra no País?
O brasileiro não costuma valorizar, é especialista em criticar. Acredito que o maior desafio seja de encontrar reconhecimento de uma maneira mais natural e frequente. Sempre existe alguém pronto para criticar, para te colocar pra baixo, o contrário é raro.

ER. Deixe uma dica de evento interessante para nossas leitoras.
Participem do Prêmio Cartier Women’s Initiative Awards, que premia projetos liderados por mulheres do mundo inteiro. O prêmio visa apoiar projetos empresariais significativos que combinam inovação, responsabilidade social e criatividade. Pouquíssimas brasileiras se inscrevem, gostaria de ver mais empreendedoras brasileiras participando.

ER. Qual a primeira mulher que vem a sua mente quando se fala sobre empreendedorismo de sucesso?
Leila Velez , da empresa Beleza Natural,  pela sua visão antes de abrir seu empreendimento e ver nele uma grande oportunidade de negócio. Ela teve coragem, teve um sonho e deu continuidade a este sonho o tornando real.

ER. Quais as principais recomendações para a mulher que está pensando em empreender?

  • Deseja ser uma empreendedora? Quer pagar o preço de ser empreendedora? Se a resposta for sim siga em frente;
  • Tenha paixão pelo que faz, empreendedorismo é coração;
  • Faça um plano de negócios;
  • Nunca contrate ninguém que você não possa demitir;
  • Não seja mercantilista, arrogante ou vaidosa demais, isso poderá impedir o crescimento de sua empresa;
  • Faça muito networking  em eventos pontuais  e que gerem novos negócios .

ER. Como você já trabalhou dentro de uma empresa como funcionária, qual a diferença que você vê entre a mulher que empreende e a que atua dentro da empresa ?
Ser intraempreendedora é uma opção de muitas mulheres que não desejam ter seu próprio negócio, porém não há diferença nas ações realizadas. Ela também tem que agregar  o empreendedorismo em uma função interna da empresa.

ER. Por fim, qual o papel do homem na vida de uma mulher que busca empreender , baseada na sua experiência como filha de um casal que sempre se apoiou no crescimento mútuo como pessoas e profissionais ?  
Motivar, apoiar, levantar a autoestima da mulher apontando  as suas qualidades e não apontando seus defeitos.

Site: www.dudalina.com.br
Blog: www.dudalinafeminina.com.br/blog

Queremos agradecer a Sônia Hess que, gentilmente, nos recebeu para essa entrevista. E não podemos deixar de falar da sua equipe que nos recebeu com muita simpatia e carinho.

Nísia Teles (Diretora de Marketing) e Lênia Luz (Diretora de Comunicação) no escritório da Dudalina-SP.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você