[ editar artigo]

Equilibrando a balança das escolhas

Por Sirlene Zamboni Cervera

Durante o mês passado, alguma de vocês devem ter ouvido falar na notícia sobre o Facebook e Apple oferecerem às suas funcionárias nos Estados Unidos a opção de congelar os óvulos com os gastos pagos pela própria empresa. O objetivo do benefício oferecido é ajudar a resolver um conflito que aflige mulheres em um momento importante de sua carreira, pois depois dos 35 anos, cada ano conta muito para as possibilidades de conseguir ter filhos por causa da queda da fertilidade.

Apesar de ambas as empresas também oferecerem outros benefícios ligados à maternidade, esta iniciativa gerou controvérsia, pois muitos foram os que interpretaram que oferecer às funcionarias o congelamento de óvulos pode ser visto como uma pressão para que as mulheres adiem a maternidade. Achei um assunto muito interessante para discutir entre empreendedoras e gostaria de saber a opinião de vocês e também dar a minha.

Fonte da imagem: Corbis

Ainda tem muita gente que engravida aos 20 anos, mas a realidade é que a maternidade hoje em dia começa a ser planejada na casa dos 30. Segundo dados do IBGE, entre 2003 e 2012 o número de mulheres que engravidou entre os 35 e 39 anos aumentou 26,3%. Seja porque a não encontrou a pessoa adequada, porque quer viajar o mundo, ou porque está em um momento importante da carreira, as mulheres estão adiando a maternidade. Dados do IVI revelam que apesar de poucas mulheres congelarem óvulos para adiar a gravidez, cada ano a procura por este serviço vem aumentando gradativamente.

O que me incomoda é que a questão do equilíbrio trabalho e vida pessoal parecem preocupar somente quando a mulher quer ter filhos. Já pensou sobre isso? Isto significa que antes de ter um filho devemos trabalhar 24h por dia? Somos mais produtivas se temos o tempo de descanso adequado, se realizamos atividades físicas e se estimulamos nossa criatividade, seja lendo, viajando ou através de um hobby; não importa!

Quanto antes você equilibrar a balança, mais felicidade, saúde e realização pessoal vai sentir independente de ser ou não .

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você