[ editar artigo]

Espelho, espelho meu... Existe alguém mais atarefada do que eu?

O volume de trabalho e o acúmulo de papéis desempenhados (profissional, estudante, dona de casa, pesquisadora, filha, amiga, etc) nos faz correr contra o tempo muitas vezes, certo? Em meio a todas as atividades ainda precisamos separar momentos para cuidar da aparência e fazer compras. Compartilho então a pergunta que não quer calar: como podemos dar conta de todas as atividades de forma eficiente e saudável?

Fonte da imagem: Shutterstock

A resposta está em uma palavrinha simples: PLANEJAMENTO. Normalmente, nós mulheres somos conhecidas por alguns clichês como: “Onde eu coloquei a chave?”, quando procuramos esse objeto em meio a uma bolsa lotada, ou “Me desculpe, achei que fosse chegar no horário, mas acabei atrasando”; comentários à parte, para realizar todas as tarefas necessárias com entusiasmo e causar boas impressões às pessoas a nossa volta, é preciso antever cenários, organizar tarefas e definir prioridades de acordo com o que almejamos. Para ajudar nesse processo, separei algumas dicas para as leitoras que tenho buscado aplicar também! Posso dizer que após colocar algumas delas em prática os resultados estão aparecendo! Vamos lá:

1. Faça uma análise profunda de si mesma:  O destino de qualquer trajetória depende do ponto de partida certo? Para definir um ponto de partida, é preciso que você faça uma auto-avaliação, respondendo perguntas como: Quais são meus pontos fortes? Quais são meus pontos de melhoria? Como as pessoas me veem em cada papel que eu desempenho? Como eu gostaria de ser vista? Em que eu preciso melhorar?

2. Projete como você quer se ver em 1 ano: Depois de definir o ponto de partida, é importante conhecer o destino. Para isso, imagine como você quer estar em um ano: profissionalmente, o que quero fazer? Fisicamente, como quero estar? Como quero que minha família esteja? Para ajudá-la nesse processo, busque referências de pessoas que você considera bem-sucedidas em cada item.

3. Avalie suas atividades atuais e avalie de que forma elas estão contribuindo ou deixando de contribuir para o que você almeja: Agora que você já entendeu como está e definiu como quer estar em um ano, faça uma análise de todas as atividades que você realiza em uma semana:

- Liste cada item com o tempo médio que você leva para realizá-lo;

-  Avalie quais são os itens que estão  contribuindo para que você fique mais próxima do seu objetivo.

Você vai notar que acaba perdendo tempo com atividades desnecessárias e, paralelamente, está deixando de fazer atividades que são importantes. Entenda suas prioridades e lembre-se da frase:  “Cada escolha, uma renúncia”.

4. Defina metas e escreva como pretende atingir cada uma delas: Para saber se você está ficando mais perto do seu objetivo, é preciso ter metas. Por exemplo: você projetou uma imagem física de si mesma em um manequim 38; quantos quilos você precisa eliminar para isso no total, e quantos terá que eliminar por mês? Além de definir as metas, estabeleça quais são as atividades que você vai realizá-las para atingi-las e os prazos para cada uma delas, por exemplo, para emagrecer o que eu preciso vou caminhar 3 vezes por semana, comer frutas diariamente e fazer um acompanhamento médico mensal.

5. Comemore cada conquista: Cada vitória te dá mais ânimo para prosseguir, lembre-se disso. Estabeleça recompensas quando atingir cada uma das metas e quando desanimar lembre-se delas!

Espero que as dicas sejam úteis para te ajudar a manter uma relação de amor com o espelho, com você mesma e com as pessoas ao seu redor! Sucesso!

Escrito por Tainah Veras, gerente de marketing do Great Group, empresa de Planejamento Estratégico e Gestão Empresarial www.greatgroup.com.br

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você