[ editar artigo]

Faça uso das nuvens

Faça uso das nuvens

O uso das nuvens, ou clouds, vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas, sejam elas grandes ou micro. Isso porque facilita demais a vida, principalmente quando falamos em trabalhos remotos. Mas, você sabe como funciona quando você utiliza as nuvens?

De maneira simplificada, as nuvens são computadores que não estão fisicamente no mesmo lugar que você. Então, sim, tudo está armazenado em um servidor em algum lugar do mundo e sim, você pode ter sua nuvem particular em sua estrutura.

Quando contratamos um serviço de cloud estamos utilizando toda a estrutura dessas empresas para armazenar nossos arquivos. Eles são responsáveis pelos hardwares, técnicos, manutenção, link com a internet e tudo mais o que envolve ter um servidor. No momento da contratação você pode configurar o servidor da maneira que mais se adequar ao seu negócio e depois aumentar (ou diminuir) o hardware conforme for precisando. Mesmo dentro dessa opção temos variações como nuvem pública e nuvem privada, ambas são seguras.

Já quando falamos de ter uma nuvem particular em sua estrutura, todo esse investimento de hardware, técnicos, conexões, etc., ficam por sua conta e a liberdade de aumentar ou diminuir a capacidade do seu servidor fica bem limitada. Lembrando que é preciso sempre ter backup de tudo, você vai precisar de pelo menos 2x a mesma estrutura para evitar problemas.

Falando de pequenos grandes negócios, eu particularmente, dou preferência para contratar serviços de nuvens, principalmente por conta da redução de custo. Para quem precisa de configurações temos o AWS, o Google Cloud, Azure, entre outros. Para aquelas que querem algo mais simples, os mais famosos são Google G Suite e Microsoft OneDrive. E aquelas que trabalham sozinhas e querem apenas salvar seus arquivos na nuvem, os mais famosos são Google Drive, Microsift OneDrive e Dropbox.

Outra opção para quem quer apenas salvar seus arquivos, mais voltado para o lado pessoal, e não quer ter um custo mensal é a WD Cloud. De forma bem genérica, são HDs externos que ficam conectados a sua rede de internet, te possibilitando acessar de qualquer lugar desde que tenha internet. Mas lembre-se “quem tem dois tem um, quem tem um não tem nada”, por isso, é superimportante você ter backup de tudo.

Empreendedorismo Rosa
Taty Verri
Taty Verri Seguir

👩‍💻 Entusiasta da comunicação e tecnologia 🌎 Apaixonada por viagens 📸 Amante da fotografia e da música

Ler matéria completa
Indicados para você