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Feiras: Um bom negócio!

Por Maternarum ­ Gandha Romenski

Participar de feiras e bazares é fundamental para dar um start nos negócios, promover o networking e só pela experiência incrível de ter um feedback verdadeiro dos clientes já basta toda a energia que dispensamos para a preparação da exposição.

Muitas mães estão acostumadas com vendas virtuais e a interação com as pessoas durante as feiras nos abre percepções muito importantes sobre nosso negócio, por isso atente ao máximo nos detalhes do espaço, é possível ser muito criativo mesmo com poucos recursos, por exemplo, já pensou que caixotes de frutas podem dar um tom mais rústico ao espaço? Araras de metal envolvidas em fitas de cetim deixam tudo mais divertido, ou ainda cestinhas bem decoradas com tecidos coloridos podem deixar tudo mais delicado e atrativo.

Foto de Sissa Machado durante a 3º Feira do Empreendedorismo Materno

Simplesmente pare e pense em tudo o que está relacionado com os seus produtos e serviços, o que combina? Alguns vasos de flores podem ocupar aquele espaço sem muita graça. E já pensou que os móveis de sua casa podem criar um ambiente muito aconchegante para os visitantes do espaço?

Mesmo sendo um espaço mais simples e pequeno (aqui um lugar muito grande não faz toda a diferença) é necessário que seja bem pensado. Se for levar mesas pode cobrir com tecidos neutros e barrinhas bem decoradas, só cuidado para não deixar a mesa muito carregada e lotada de objetos, busque o equilíbrio.

Outras dicas interessantes:

∙ Mantenha um estoque bem planejado de cada produto – por experiência de algumas expositoras, um único modelo ou tamanho do mesmo produto acaba não saindo nunca.

∙ Receba o seu cliente com um sorriso no rosto ­ se foque nas necessidade que ele procura, observe bem, pergunte algumas coisas que o ajude ter clareza do que procura, investir a sua simpatia incondicional pode promover relações mais duradouras no pós feira.

∙ Prepare­se para as vendas no pós feira – uma dica fundamental é que você esteja preparado para distribuir o seu contato/cartão de visita a todos os que se aproximarem de você, pois alguns clientes apenas querem conhecer seu negócio e guardar o contato para conclusão da compra em outro momento e com mais tranquilidade.

∙ Não se limite ao seu espaço de exposição – isto é, sempre leve alguém com você para cuidar e atender as pessoas no espaço, pois além das necessidade básicas que podem surgir, como lanche e banheiro, é super importante sair do seu espaço para conhecer os outros expositores, olhar como eles se preparam, vislumbrar novas parcerias e se inspirar muito.

∙ Use e abuse das redes sociais – porque no fim vai chegar alguém dizendo que você não avisou que a Feira ia acontecer e queria muito ter ido, então convide todo mundo! Distribua material de divulgação por todos os lados possíveis, nunca se sabe onde encontraremos uma família que goste da proposta.

∙ Colabore! – pratique a colaboração em todos os momentos, lembre­se que todos os expositores ao seu redor tem muita história a contar, muitas experiências, e assim como você também muitas dificuldades nessa jornada, sempre se mostre disponível para ajudar na medida do possível e sempre receberá muita ajuda de volta.

∙ Quebre os paradigmas da competição – não se entregue aos conceitos do mercado tradicional, veja cada negócio como um possível parceiro e se esforce para pensar em como podem co­criar juntos para melhorar o setor e não em como fazer para chamar mais a atenção do que os outros negócios similares, na consciência da abundância tem lugar para todos, isto quer dizer que as pessoas vão gostar de seus produtos e serviços se sentirem afinidade com a proposta, valores e uma série de outras características.

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