[ editar artigo]

Feng Shui para empresas

O Feng Shui é uma combinação de arte e ciência, praticada na China há mais de três mil anos, cujo objetivo é manipular as energias do ambiente para que ele exerça a melhor influência possível sobre seus ocupantes. Prosperidade, harmonia e equilíbrio são importantes conceitos que, quando aplicados ao local de trabalho, promovem um ambiente de cooperação, aumentando a produtividade e, mais importante, potencializa energias positivas para a empresa.

A consultoria do Feng Shui auxilia a empresa na distribuição ideal dos departamentos, no posicionamento e orientação do mobiliário em relação ao cargo exercido por cada funcionário, escolha das cores e elementos de decoração mais adequados para a energia de cada ambiente. Para estabelecimentos comerciais, indica a melhor localização para o caixa, estoque, contabilidade, mesas, cozinha, e a cor adequada para o ramo de atividade.

Dicas:

1. O ar-condicionado instalado sobre uma mesa de trabalho literalmente suga as energias de quem estiver logo abaixo dele; importante efetuar manutenções periódicas.

2. Limpeza: Manter os ambientes da empresa sempre limpos, evite deixar papéis e livros no chão. Veja o que pode ser descartado e arrume um espaço para organizar melhor seu material de trabalho. Os depósitos e locais de arquivo morto devem estar sempre limpos e organizados, caso contrário, isso atrai energia estagnada e pode prejudicar as vendas.

3. Pinte o local de trabalho com cores claras e coloque muita luz natural e artificial. Evite cores escuras (cinza/ grafite) e cores berrantes como vermelho/pink . Amarelo claro, tons de verde são cores mais apropriadas, fuja do azul porque acalma e dá sono.

4. O banheiro não deve ficar direcionado para as mesas. Essa disposição pode gerar dores de cabeça, alergias.

5. Os locais de cobrança, ou ligados à parte financeira da empresa devem ficar na área da prosperidade, a caixa registradora deve ficar protegida, longe de banheiros e nunca em frente à porta de entrada.

6. Cuide bem do refeitório e do relógio ponto. São locais de ponto de encontro de pessoas para reabastecer energias.

7. Máquina copiadora deve ser colocada em local isolado da área de trabalho, pois provoca distúrbio energético, gerando conflito entre as pessoas.

8. Porta de entrada: É por ela que você, seus colaboradores e seus clientes entram para trabalhar ou comprar. Por esse motivo, a porta não pode encontrar empecilhos para ser aberta. Nada de objetos ou móveis atrás da porta que impeça sua abertura total.

9.  Verifique que o revestimento do mobiliário esteja em perfeitas condições; que os folheados ou os materiais não estejam lascados ou manchados, que os tecidos ou couro das cadeiras não estejam rasgados.

O Feng Shui pode contribuir para o cumprimento eficaz das funções e prosperidade nos negócios, e também para ganhar uma vantagem em relação à concorrência.

A aplicação do Feng Shui ajuda a aumentar a satisfação para com o trabalho, estabelece relações de trabalho harmoniosas e cria um ambiente livre de estresse, no qual possam desenvolver-se com êxito as carreiras pessoais e a prosperidade da empresa.

Fonte da imagem: Sempre Tops

Agora olhe para sua empresa e faças essas perguntas:

É limpa e organizada?

Os equipamentos estão atualizados?

Sugere fluxo? Suas ferramentas estão colocadas de forma lógica e de fácil acesso?

Tem uma estética agradável? Você se sente bem nesse espaço?

Sugere poder? Foco? Eficiência?

É inspirador? Motivador?

Se a resposta for não, aplique o BA-GUÁ ou contrate uma consultoria e BONS NEGÓCIOS!

Mônica Raposo (www.monicaraposo.com.br) é formada em Arquitetura e Urbanismo pela UNG, em Ed. Artística pela Faculdade Belas Artes. Pós-graduada em Gestão Empresarial na UNIP e selecionada no Programa 10.000 mulheres empresárias pela FGV/Grupo Goldman Sachs. Empresária com escritório próprio desde 2000, já realizou vários projetos residenciais e comerciais, participa constantemente de congressos e cursos de especialização na área de interiores, principais mostras de decoração e da Feira Internacional de Milão. Proprietária da Mônica Raposo Arquitetura e Interiores, atuando com projetos, reformas e administração de obras residenciais e Mônica Raposo Arquitetura para clínicas e consultórios focado nesse nicho com projetos temáticos e sensoriais, reformas, e manutenções.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você