[ editar artigo]

Fica a Dica: Respire e Comunique-se

Algo que fazemos automaticamente e que é tão importante no processo de comunicação é RESPIRAR. É fato que quando ficamos nervosos ou estamos sob stress, nós contraímos a respiração, mudamos a entonação da voz e também a nossa fisiologia.

Fonte de Imagem: Empreendedorismo Rosa

Quando nos comunicamos, e principalmente quando falamos em público, é muito importante o controle da respiração. A emissão da voz exige uma enorme coordenação de vários músculos. Quando não são utilizados de maneira correta, ou quando estamos sob forte pressão, a produção da voz sofre alterações de várias intensidades.

Segundo pesquisas mais de 80% das pessoas inspiram com uma elevação forçada da caixa torácica, mantendo os músculos abdominais contraídos; outros respiram erguendo os ombros. A respiração forçada tem consequências desastrosas, em primeiro lugar, para a voz.

Respirar bem é um dos passos para uma boa comunicação, pois relaxa a nossa fisiologia acessando melhor nossos recursos internos e controla a entonação vocal.

Torna-se necessário a consciência de que a produção da voz está intimamente ligada com a postura física de todo o corpo. A percepção do próprio corpo, sua expressão corporal e posição no espaço merecem uma atenção especial. Lembre-se que na hora de uma exposição oral é você que está sendo observado.

Saber respirar bem e controlar a sua voz fará toda a diferença na comunicação do seu dia a dia empreendedor.

Abraços de RESPIRAR.

Lênia Luz
Sócia-Fundadora e Diretora de Comunicação do  Empreendedorismo Rosa.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você