[ editar artigo]

Financiamento e Inovação: Elas dão a dica

Por Erica Zanotti

Nesta semana fui convidada para participar de uma rede de empresárias, promovida pelo governo dos Estados Unidos e com participação de representantes de todos os países da América Latina e Caribe, Argentina, Paraguai, Brasil, Haiti, Nicarágua, Venezuela, Colômbia, Jamaica e outros países que estavam ali representados por mulheres fortes, inteligentes e empreendedoras.

A conferência aconteceu em Santiago do Chile e tratou de dois temas de extrema importância para os negócios, que haviam sido pré-definidos pelas próprias empreendedoras da Rede: financiamento e inovação.

Fonte da imagem: We Heart It

Sobre o tema financiamento me pareceu muito inteligente a conclusão de que devem ser diferentes as fontes de recurso para iniciar o empreendimento e o recurso para fazer crescer o mesmo. Como os bancos, fornecedores ou sócios não conhecem e não confiam em algo que é só uma ideia, o capital inicial, sempre que possível deve ser próprio, dos 3Fs: family, friends, fools ou de agências de fomento como o BNDES.

Quando o empreendimento já existe, está funcionando, mas prevê crescimento, pode-se procurar um empréstimo formal com um banco, negociar prazos com fornecedores ou até mesmo encontrar um sócio de confiança. Em empréstimos bancários é importante observar qual a taxa de juros, qual o montante (não emprestar menos do que vai precisar e terminar deixando algo inacabado), o prazo (melhor maior, com parcelas fáceis de pagar) e as garantias exigidas.

Com relação aos fornecedores deve existir um cuidado em ser transparente e não apertá-los demais com os prazos, a ponto de que possam deixar de fornecer para a sua empresa. E com os sócios, o maior cuidado é conhecer bem com quem se está relacionando, observar que alguém tenha uma % maior na divisão societária que sempre que possível fiquem mais fáceis às decisões, comunicar problemas e dividir os lucros.

Enfim, uma semana de conhecimentos importantes, networking e o melhor, saber que existem tantas empreeendedoras de sucesso na América Latina e Caribe e que juntas, em rede, elas perceberam que podem ter mais êxito e ainda, fortalecer outras ao seu redor.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você