[ editar artigo]

Foco na produtividade

Por Cintia Moiana

Imagine que você está descansando à beira de um rio e uma pessoa chega e sugere que você atravesse as águas a bordo de um barquinho bem frágil. Você não vê motivo para aquilo e diz que não.  Seu interlocutor então lhe oferece R$ 100,00 para que atravesse o rio. Você olha a distância entre uma margem e outra, e pensa que não vale a pena. Então, a oferta sobe para R$ 1.000,00, mas vem acrescida da informação de que o rio é infestado de PIRANHAS! Os temíveis peixes carnívoros! Mesmo sendo uma proposta tentadora, do ponto de vista financeiro, você ri da proposta e nega novamente.

Agora imagine que você aviste, na outra margem, seu filho pequeno prestes a entrar no rio para pegar sua bola que foi carregada pela correnteza. O que você faria? Assim como eu, penso que você também entraria no barquinho sem nem pensar e remaria desesperadamente rumo à criança, a despeito dos perigos da empreitada.

Este é o primeiro preceito da PRODUTIVIDADE: O QUE TE MOTIVA!

Fonte da Imagem: Trevisart Estúdio Fotográfico

1) Encontre o seu “POR QUÊ”! Tenha bem claro a motivação principal pela qual você optou por este projeto. Para isto, LISTE os 10 motivos que te movem. As 10 DORES que seu projeto removerá de seu caminho. Dentre estes, encontre AQUELE que mais se aproxime da importância que a história acima lhe sugere. FOQUE NESTE MOTIVO!

2) Deixe de VITIMISMO! Você é a única pessoa responsável pelo seu momento atual. Pare de procurar culpados e foque na resolução das situações que aparecem! Só você pode mudar sua realidade atual! SE ALGO TE INCOMODA, AJA IMEDIATAMENTE!

3) LIMPE SUA ALMA! Os projetos que começou e não terminou ou mesmo sonhos deixados no fundo da gaveta ou no cantinho da mente podem envenenar sua produtividade. Liste as pessoas e projetos com os quais se comprometeu a fazer algo e não cumpriu.  Fale com estas pessoas e resolva se irá terminar ou dispensar o compromisso.  FAÇA AS PAZES com pessoas que esteja em conflito! Alivie seus sentimentos. Veja entre seus projetos pessoais, os que ficam constantemente na lista de “A FAZER”.  Os que forem importantes devem ser tratados com PLANEJAMENTO. Estipule PRAZOS, METAS, OBJETIVOS e cumpra! Os demais não merecem sua prioridade.  Resumindo, FINALIZE ou RISQUE AS PENDÊNCIAS DE SUA VIDA!

4) Pratique ATC – ATENÇÃO TOTAL CONSCIENTE no assunto no qual esteja trabalhando no momento. Desligue todo tipo de interação com o mundo exterior e que possa lhe desviar do FOCO DE TRABALHO.

5) Assuma a ECONOMIA DE ATENÇÃO! Tente ficar “desligado do mundo” por apenas uma semana. Dê um tempo para o seu cérebro, que é bombardeado por milhões de informações inúteis e que enchem bastante sua cabeça. Foque EXCLUSIVAMENTE na produção rumo ao seu OBJETIVO.

6) Programe o BLOQUEIO DE TEMPO! Defina, para trabalhar, uma grande tarefa por um período de três horas. Isto mesmo! Fuja, desapareça, se esconda do mundo por 3 horas seguidas, parando para relaxar por meia hora, de hora em hora. Assim, você trabalhará focada uma hora, descansará meia e volta ao trabalho por mais uma hora. São três ciclos completos. Nos intervalos, coma uma fruta, faça alongamento, medite!

Aproveitando, faço uma sugestão: você já conhece o projeto “5’ Minutos - Eu Medito”?  Vale a pena dar uma passada por lá para conhecer tudo o que a meditação pode fazer por sua produtividade!

Pratique estes passos simples e volte pra me contar como este texto te ajudou!

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você