[ editar artigo]

Franquias e Mulheres: Parceria de sucesso!

Por Marcio Tadeu Aurelio

Em 2016, mais uma vez as franquias foram muito bem!

Como vem acontecendo há mais de uma década, o faturamento das franquias brasileiras vem crescendo ano após ano bem acima do PIB nacional. Dados estatísticos preliminares divulgados pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, ABRASCE – Associação Brasileira de Shoppings Centers e FDC – Fundação Dom Cabral indicam que o faturamento das redes de franquia  em 2017, terá um crescimento em torno de 7% sobre o ano de 2016.  Isto é apenas um dos números que mostra a grande força do franchising na economia nacional.

Fonte da Imagem: Mundo das Franquias

Outro grande destaque é a força crescente do franchising feminino. Isso mesmo! As mulheres já representam 48% dos franqueados no Brasil e as unidades franqueadas administradas por mulheres chegam a ter um faturamento até 35% mais alto do que aquelas sob o comando masculino. Isso se deve a características intrínsecas femininas, como serem mais detalhistas, atentas e seguirem regras do que os homens.

O segmento com o maior número de franqueadas é o de saúde, estética e beleza. E no franchising como um todo, os segmentos que mais atraíram interessados em abrir franquias foram os de alimentação (que historicamente vive se reinventando) e o de vestuário.

De uma maneira geral as mulheres que buscam empreender no mundo das franquias têm entre 36 e 45 anos e a grande maioria dispõe entre R$ 50 mil e R$ 150 mil. São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul são, pela ordem, os Estados com o maior número de marcas que buscam expandir através de franquias.Em 2016 foram abertas praticamente 40 franquias por dia no Brasil, um número bastante expressivo, que gerou mais de 1 milhão de empregos diretos.

E o que esperar para 2017? Historicamente, mesmo em anos de incerteza econômica o franchising vem se firmando como uma excelente alternativa, devido a seu risco relativamente baixo em relação a negócios independentes, a uma legislação específica consolidada e por ser uma rede de aprendizado contínuo, onde prevalece a política do ganha-ganha.

Venha você também para o maravilhosos Mundo das Franquias!

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você