[ editar artigo]

Gratidão, Confiança e Compromisso

Gratidão, Confiança e Compromisso

Profunda gratidão. Este sentimento, que é muito maior do que a simples palavra que o expressa, tem preenchido nossos dias. Estas são as primeiras linhas que escrevemos para o Empreendedorismo Rosa e, por isso, não podemos deixar de registrar profunda gratidão à Lênia Luz, pelo convite que nos fez.

Temos acompanhado o Empreendedorismo Rosa há tempos e estamos, verdadeiramente, muito felizes em fazer parte deste time do bem, de pessoas que acreditam em um mundo para melhor, conscientes de que, empreendedorismo e empoderamento, são alavancas de transformação.

Tivemos a oportunidade de escrever um capítulo no livro sobre Economia Criativa, da Cátedra Ozires Silva de Empreendedorismo e Inovação do ISAE/FGV. O tema que escrevemos foi CONFIANÇA.

Este tema foi escolhido com muita consciência, pela convicção de ambos, que o empreendedorismo é um fenômeno social, onde a força motriz da atividade empreendedora não é individualista, e sim coletiva, criativa e colaborativa. Portanto, para o empreendedorismo fluir, prosperar e na abundância, gerar o desenvolvimento econômico desejado, a confiança é a nova moeda.

Mas, como podemos influenciar positivamente ambientes e criar terrenos férteis, onde a confiança possa ser “elemento” que permite fluir e potencializar as relações?

Obviamente, existem várias formas de abordagem neste assunto. Existem metodologias, ferramentas e processos para ampliar a confiança entre pessoas, equipes e organizações.

Nossa abordagem, respeitando todas as demais, é pelo viés cultural e relativamente simples, pelo menos no seu conceito. Ambos tivemos a oportunidade de ser treinados, com profundidade, em algumas culturas milenares.

Encontramos, nos ensinamentos e princípios culturais e sociais do povo Tolteca, muito daquilo que acreditamos ser o “manto sutil” da confiança. A próspera e avançada civilização Tolteca viveu no Sul do México, há aproximadamente 1000 anos e eram conhecidos como pessoas de conhecimento e grandiosa sabedoria.

O ensinamento Tolteca nos mostra que a confiança é experimentada no comportamento social, fundamentada em compromissos individuais. O exercício na plenitude destes compromissos requer um forte senso de responsabilidade, onde perseverança, resiliência e força interior são os elementos fundamentais.

A confiança brota da experiência coletiva destes compromissos que, para o povo Tolteca, está cunhado em quatro compromissos fundamentais: cuide bem da sua palavra, não leve nada para o lado pessoal, não tire conclusões precipitadas e, por último, dê sempre o melhor de si.

Em tempo: Venha fazer parte de nossa nova conexão ROSA com o foco na Gratidão: https://www.sympla.com.br/gratidao-uma-questao-de-atitude__137536 

Por Sandro Vieira e Gilmer Fajardo

 

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você