[ editar artigo]

Idiomas: escolhendo o modelo de aprendizado ideal

Então, empreendedora, você percebeu que precisa aprender uma nova língua, decidiu estudar e agora está perdida quando vê este mar de escolas de idiomas e métodos de ensino que existe por aí? Como escolher a escola e modelo ideal para você?

Fonte da imagem: mundoestranho.abril.com.br

Antes de qualquer coisa, é importante saber que nenhum método é perfeito, nenhuma escola é milagrosa e aprender um novo idioma não acontece do dia para a noite. Fuja de promessas que afirmam que você estará fluente pagando um valor ínfimo, em três ou quatro meses. Aprender um idioma depende de tempo e dedicação e com você não será exceção.

O Brasil está entre os cinco países que mais possuem escolas de idiomas. E por que será que todo mundo estuda e um percentual tão pequeno pode afirmar com segurança que fala inglês fluente, por exemplo? Antes de qualquer coisa, é essencial você respeitar quem você é e como a sua vida está no momento. Analise cuidadosamente o seu tempo disponível, observe se você memoriza melhor quando ouve,  vê ou escreve. Você precisa aprender para negócios, lazer, viagens ou todas as opções anteriores? Será que ir às aulas, duas vezes por semana, no mesmo horário é o ideal? Você pode se comprometer, desta forma, sem afetar a sua rotina como empresária? Você viaja com frequência?
Pesquise, converse com amigos e analise o formato que mais se adequa à sua realidade. Não são incomuns pessoas que começam três, quatro cursos em lugares diferentes e abandonam logo em seguida. Quando surge a necessidade de se comunicar em uma língua estrangeira, surge também o arrependimento de não ter se comprometido com esse aprendizado antes.

Atualmente o mercado oferece opções variadas e customizadas às necessidades de cada aluno. A época de método do tipo "one-size-fits-all" ("Um modelo serve para todos" - em tradução livre) já passou há muito tempo. Busque as possibilidades que este momento oferece e, finalmente, fale com segurança: "Yes, I can speak English."

Débora Carvalho é fundadora da Fluency School. Formada em Línguas Estrangeiras pela Universidade Federal, leciona inglês e português para todas as faixas etárias, para objetivos diversos, trabalha como tradutora e intéprete. Está sempre em busca da fluência no inglês e aperfeiçoamento do ensino da língua através de cursos de especialização dentro e fora do Brasil ao longo de 17 anos atuando na área. Estuda inglês desde os 8 anos, pois queria entender as letras das músicas estrangeiras que sua mãe ouvia. Sempre se interessou por empreendedorismo feminino e a posicionamento da mulher no mundo dos negócios.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você