[ editar artigo]

Iniciativa Empreendedora x espaço de coworking

Um dia abro a página de uma revista e me deparo com algo esplêndido, algo revolucionário que já havia chego ao Brasil e estava despertando atenção de uma geração voltada para valores sociais e humanos: Escritório de Coworking, o meu primeiro negócio!

Fonte da imagem: Arquivo da autora

Oportunidade - A oportunidade de empreender veio num exato momento de vida, quando a insatisfação pessoal com meu trabalho resultou num afastamento médico devido ao stress excessivo. Diante da falta de valorização humana que vivenciei por anos em uma sólida corporação bancária e a incapacidade de manter-me naquele ambiente, estando infeliz com a profissão que exercia, sentindo-me profissionalmente e socialmente desajustada no mundo corporativo, queria liberdade e domínio de criar situações favoráveis ao bem comum.

Superação - Durante um processo doloroso, intenso, cheio de sonhos e também medos, abrir mão da solidez na carreira e estabilidade financeira foi uma decisão complicada. A minha fé e o sonho de fazer dar certo foram motivação, demos inicio, meu esposo apoiando e eu a frente do projeto trazendo o primeiro escritório de coworking para a cidade de Londrina no interior do Paraná.

Planejamento - Abraçada a ideia, cada detalhe foi idealizado. Noites de sono foram interrompidas com ideias, suspiros e palpitações no coração com cada imagem visualizada e editada à mente, chegando ao ponto de acordar meu esposo para compartilhar algo madrugada adentro. Foi um ano de planejamento e buscas resultando num projeto bem fundamentado.

Decisão - Com projeto em mãos, ainda não tinha apertado o botão verde, pois faltava segurança, vinda através de uma parceria com a marca NEX, onde encontrei uma sinergia de ideias, juntamente com uma proposta de valor que acreditávamos, além de um apoio em ferramentas e expertise no negócio que viera do projeto que estava sendo consolidado em Curitiba.

Realização Pessoal e Profissional - O negócio em minha vida é além de um investimento, ele atende realizações pessoais em acreditar fazer bem ao mundo dentro de um empreendimento tipicamente colaborativo, criativo e sustentável. Com a expansão destes escritórios de coworking no país, o termo torna-se cada vez mais conhecido e as pessoas estão entendendo a pedra preciosa no mundo dos negócios que surgiu em nosso país.

Escritório de Coworking - É impossível conceituar o termo em algumas palavras. Num primeiro contato com o ambiente você identifica um escritório compartilhado, onde profissionais de diversas áreas trabalham individualmente em seus negócios, porém compartilhando ideias, estrutura física e sinergias. Porém estando neste ambiente você descobre um estilo de vida, uma nova maneira de se trabalhar, estando em contato diariamente com possíveis clientes e parceiros. O negócio é um braço do consumo colaborativo que vem atender uma série de necessidades humanas atuais, como a preocupação com um mundo sustentável, e a aproximação pessoal que a acessibilidade tecnológica confortavelmente nos roubou.

Para nós - Nós mulheres nos beneficiamos muito por estar nestes ambientes, que oferecem a oportunidade de nos tirar da rotina corporativa, podendo empreender, mantendo-nos num ambiente profissional, que agrega valor ao nosso projeto, porém com baixo custo fixo, nos mantém longe do isolamento e da baixa produtividade do Home Office e ainda conta com flexibilidade e maior controle do nosso precioso tempo.

Hoje se festeja sete anos do aniversário do coworking, O COWORKING DAY. E o Brasil tem motivos de sobra para comemorar, pois a expansão deste negócio esta a todo vapor em nosso país que conta com mais de 70 espaços, sendo que no inicio de 2011 tínhamos em média 40 unidades. Este dia movimentou muitos espaços no Brasil, com ações conjuntas entre eles, eventos e comemorações em prol do fortalecimento desta tendência, que foi abraçada por muitas mulheres empreendedoras que assim como eu assumiram este desafio e estão à frente de muitos destes empreendimentos.

Jéssica Rodrigues Dias é idealizadora do projeto NEX Coworking Londrina.

NEX Coworking
Rua Ayrton Senna da Silva, 550/2o andar/Sala 202. Gleba Palhano. Londrina-Paraná.
Telefone: (43) 3037-0700
londrina@nexcoworking.com.br
www.nexcoworking.com.br

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você