[ editar artigo]

Leitora Rosa - Carolina Dâmaso

Escolher a profissão de fisioterapeuta foi fácil: era meu sonho trabalhar com saúde, gerar saúde e recuperar sonhos cujas doenças desviaram seus cursos. Agora a oncologia realmente me escolheu! Digo isso a todos que me perguntam: nossa, você trabalha com “isso”, essa doença tão triste! Como consegue? Então respondo: não escolhi, a oncologia me escolheu! Após minha formatura, fui impulsionada em ir à capital me especializar, quando dei por mim já estava dentro de uma instituição filantrópica de câncer, iniciando o trabalho de fisioterapia oncológica da instituição. Daí em diante foi um casamento perfeito!

Dentro da maior parte dos atendimentos, o câncer de mama sempre foi o campeão! Então surgiu a ideia de criar um grupo de apoio para essas mulheres, que já estavam reabilitadas ou em reabilitação, devido toda a doença e tratamento, para a troca de experiência, melhor interação e suporte entre os enfrentamentos diante da doença. Porém, em certo momento, pude perceber que não seria ali o fim de toda minha intervenção. A mulher se via sem doença, reabilitada, recuperada, mas havia algo que ainda lhe incomodava e necessitava de uma atenção especial e importante: sua autoestima! O câncer de mama, dentre as neoplasias malignas, tem sido o responsável pelos maiores índices de mortalidade no mundo, tornando-se uma das grandes preocupações em saúde pública no que diz respeito à saúde da mulher. Porém pouco se tem feito após esse árduo tratamento. As “sobreviventes” dessa doença se viam sem cabelo, sem mama, sem prazer, sem autoconfiança, sem autoestima.

Fonte da arte: Priscila Tescaro Consultoria em Comunicação

Iniciei uma abordagem dentro do pequeno grupo de mulheres da instituição e o sucesso foi enorme. Através de doações de próteses mamárias externas, grupo de discussão sobre sexo, autoestima, dias de beleza etc. Só aí pude perceber que esse enfoque seria de extrema importância e estava ali, gritando para eu ver. Foi quando eu comecei a estudar mais e estou estruturando um novo projeto, e incentivada pelo meu marido, meu principal estimulador e apoiador, estamos na tentativa de terminá-lo para assim beneficiar essas mulheres vitoriosas. Diante desse meu universo, sempre ajudando na recuperação dessas mulheres com câncer de mama, criei também um blog www.envolvida.com com o objetivo de promover uma maior conscientização e oferecer mais informações sobre o câncer de mama, a saúde da mulher, autoestima e fisioterapia, para que assim possamos "envolver" mais mulheres e pessoas nessa importante causa. Esse blog servirá de link para divulgação do futuro e embrionário projeto!

Procurando sempre me atualizar, conhecer novos universos, trocar experiências e saber de outras mulheres que querem ser reconhecidas, empreender e mostrar ao mundo o que são capazes de realizar, conheci o Portal Empreendedorismo Rosa! Me identifiquei imediatamente com o perfil e objetivos do portal e de todas as mulheres que contam suas histórias. A definição perfeita de empreender: " buscar tornar real uma ideia". Todo empreendedor é, antes de tudo, um sonhador, alguém que vislumbra, em meio a uma aparente mesmice, algo que fuja do convencional, alguém que propõe mudança de rumos, alterações de conceitos e tem ousadia para mudar o status quo do seu meio ambiente, e o portal Empreendedorismo Rosa consegue estimular tudo isso em nós! Por isso agradeço ao portal a oportunidade de estar contando um pouco da minha história e também por fazer essa diferença em minha vida!

Vivo cada dia como se fosse único e mesmo após 8 anos de trabalho com a oncologia, a todo dia me emociono com histórias dessas “minhas pacientes”, que acima de tudo estão dispostas a lutar por um ideal: contra o câncer e ser mulher! Hoje me sinto na obrigação de preencher essa lacuna deixada pela doença, mesmo atuando como fisioterapeuta na reabilitação das sequelas, ainda quero ver nosso novo projeto acontecer! Enquanto isso reabilito, ouço histórias, compartilho meu blog e me alegro cada dia mais por ter sido a escolhida da oncologia!

Carolina Dâmaso é Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Itaúna, especialista em Fisioterapia Oncológica pelo Instituto Mário Penna – Luxemburgo, titulada pelo COFFITO. Foi supervisora no PROEX “Fisioterapia no P.O. de Câncer de Mama” de alunos do curso de Fisioterapia da UFMG, no Hospital das Clínicas - BH. Cursos de aprimoramento em Fisioterapia em mastologia e ginecologia oncológica no INCA- RJ (Instituto Nacional do Câncer). Idealizou e estruturou todo o setor de Fisioterapia da instituição: ACCCOM - Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas, sendo hoje supervisora do setor e responsável técnica pelo Centro Assistencial ao Portador de Câncer. Fundadora do Grupo FISIOMAMA, atuando desde 2007, que acolhe e trabalha em grupo com mulheres com câncer de mama. Atualmente é autora e criadora do blog www.envolvida.com.

Facebook: www.facebook.com/envolvidamulher
Instagram: @envolvidamulher
E-mail: carolsdamaso@gmail.com

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você