[ editar artigo]

Leitora Rosa: Daniela Monteiro

Nasci e cresci em Portugal. Geneticamente sou 100% portuguesa e embora tenha vivido um pouco por todo o país, nunca vivi no estrangeiro. Foi aqui que estudei e iniciei a minha carreira. Este meu perfil é semelhante ao de milhões de pessoas que vivem nesse país, que embora pequeno, não deixa de oferecer um mar de oportunidades. No entanto, devido a um conjunto de características socioeconômicas que compuseram a sua história mais recente, e apesar de todo o histórico dos descobrimentos a que gostamos de nos agarrar, este é um país adverso ao risco. É um país de tradição em que falhar está longe de ser um degrau num processo de crescimento, mas uma pedra que te leva bem para o fundo.

Fonte de Imagem: Arquivo Pessoal

Estudei Ciências Farmacêuticas, pois numa altura em que a crise econômica não se adivinhava, havia profissões que ofereciam segurança e estabilidade. Nunca na minha educação ou na minha formação pensei que pudesse vir a ser empreendedora. O empreendedorismo é um termo que só surgiu por aqui nos últimos anos e que no discurso de muitos parece ser uma panaceia. Está longe disso.

Eu acredito no empreendedorismo, quando bem apoiado. Acredito que nem todos podemos ser empreendedores, mas todos podemos ter uma atitude empreendedora. O mundo é agora global, nunca houve tão poucas barreiras e nunca os continentes foram tão próximos. Nunca foi tão fácil e necessário ser empreendedor.

E foi por isso que, junto com quatro amigos, fundei o Startup Pirates. Este é um programa de uma semana que pretende introduzir aspirantes a empreendedores ao mundo das startups e fornecer ferramentas que apoiem o desenvolvimento de ideias de negócio. O que começou por ser uma aventura, já teve programas em 8 países, desde a Europa ao Brasil, desde o Paquistão ao Peru. Mais de 500 pessoas passaram pelos nossos programas e mais de 40 projetos estão a ser desenvolvidos pelos nossos ávidos piratas. E são estes resultados que nos motivam para continuar a trabalhar e que levam a que outros se juntem a nós para cumprir a nossa missão: mudar o mundo, um empreendedor de cada vez. Estamos conscientes da dimensão megalómana dessa missão, claro. Mas são estes pequenos passos que a minha geração está a dar que estão a mudar a mentalidade do meu país e acredito que isso pode acontecer em todo o mundo. E é esta a direção que eu quero seguir.

Daniela Monteiro - Co-fundadora do Startup Pirates Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Porto, passou por várias áreas da farmácia, desde a investigação à farmácia hospitalar e comunitária. Atualmente dedica parte do seu tempo à área regulamentar farmacêutica, sendo diretora de uma empresa de consultoria na área. É co-fundadora da Startup X,  associação sem fins lucrativos que embarca as atividades da Startup Tour, Startup Exchange Program e Startup Pirates, onde lida com dezenas de empreendedores e startups.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você