[ editar artigo]

Leitora Rosa – Gezica Anunciação – Parte 2

Como disse no post anterior, fui convidada para dar uma palestra em Arcoverde – PE, depois de ter minha história publicada aqui no Blog do Empreendedorismo Rosa.

Fonte da imagem: Arquivo pessoal

Aproveitei a oportunidade e ressaltei algumas falhas cometidas na minha caminhada como empreendedora e gestora administrativa. Houve momentos em que a necessidade de mão de obra especializada existiu, no entanto, eu acabei ignorando. Resultado? Isto foi um dos principais fatores que quase me levaram a falência. Além disso, também existia a necessidade de capacitação, coisa que no calor do momento e da necessidade imediata de sobrevivência não busquei. Esses fatos serviram de exemplo para morte prematura empresarial.

O maior foco abordado foi a importância das artesãs de Arcoverde conhecerem sobre os seus negócios e capacidades administrativas, incluindo um sistema de cooperativa. A questão da mulher empreendedora ainda é vista como um tabu a ser quebrado. Mesmo com a existência de um grande número de empreendimentos liderados e geridos por mulheres, ainda temos um quadro extenso de preconceito. Ainda hoje as mulheres ganham cerca de 30 a 40% a menos que os homens, mesmo ocupando os mesmos cargos. Este é um dado comprovado e que tem levado muitas mulheres a abrirem os seus próprios negócios em suas casas.

Existem sim os questionamentos, e muitos deles realizados por nós mulheres:

  • Mulher sabe administrar uma empresa?
  • Mulher consegue gerir empreendimentos?

Nós fomos criadas para administrar, um bom exemplo disto é a condição de administradoras do próprio lar. Damos conta de casa, marido, filhos, despesas administrativas e residenciais. Múltiplas funções em um único individuo: a mulher. Se nós mulheres podemos gerir uma empresa residencial (lar) porque não gerir uma empresa física e de cunho financeiro ativo prestando serviços a nosso público alvo?

Nesse meio tempo, pude ver as grandes mudanças ocorridas em minha trajetória, de desempregada a MEI (Micro Empreendedora Individual), de MEI a ganhadora do prêmio “Conte a sua história” (Blog Empreendedorismo Rosa), de ganhadora do prêmio a palestrante em Arcoverde-PE.

Levar informações coerentes e satisfatórias sobre a realidade do empreendedorismo feminino para mulheres que buscam uma perspectiva e apoio em seus negócios foi uma experiência gratificante.

Fazer parte dessa rede de ajuda/desenvolvimento do intelecto e crescimento feminino não é apenas um desejo, é uma realidade. Hoje, já estabilizada como Ghuell Amorim Informática e Empreendimentos, agrego o desejo de continuar evoluindo como proprietária de lan house, graduada em Administração, Design Gráfica (especializada em comunicação visual para eventos), Mulher Empreendedora, e acima de tudo parte integrante do movimento Rosa.

Gezica Anunciação

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você