[ editar artigo]

Lições de poker para empreendedoras

O poker, tido como um jogo predominantemente masculino, tem entre seus melhores jogadores várias mulheres. Liv Boeree, uma ex-modelo inglesa, quebrou preconceitos ao ganhar mais de um milhão e meio de dólares (cerca de três milhões de reais!) nas mesas de um torneio europeu em 2010. Já a brasileira Larissa Metran foi recentemente anunciada como representante de um dos maiores sites de poker online do mundo, o Full Tilt Poker, e está a caminho do seu segundo milhão em prêmios.

Fonte da imagem: Confraria do Poker

Mas o que essas jogadoras de poker têm a ver com empreendedorismo? Simples: poker é um dos esportes com mais aplicações pra vida real, e não estamos só falando do blefe. Vamos dar uma olhada nas lições que o poker traz para os negócios.

Seleção de mesa é uma decisão importante

O jogador experiente não senta à mesa sem calcular seus limites e a qualidade da competição (mesmo tendo informações limitadas). Startups têm as mesmas decisões a fazer. Em que ramo entrar? Quem são meus competidores? Eu tenho como fazer o investimento necessário para entrar no jogo?

Não subestime seus oponentes

Na mesa, o jogador deve estar constantemente observando seus oponentes. Conhecendo suas táticas, sabendo seus objetivos, ouvindo mais do que falando. Subestimar a competição leva a grandes perdas.

Saiba quando segurar e quando sair

Um dos aspectos de poker mais ignorados por novatos no esporte é que não se deve jogar todas as mãos. Mãos promissoras e em que você está em uma posição boa são ok; já mãos arriscadas não valem a pena o investimento, mesmo que haja uma aposta inicial. Ou seja, saiba quando sair de um negócio e quando continuar investindo nele, e não tenha medo de desistir de algo ruim. A longo prazo, é mais lucrativo.

Aposte mais em conhecimento do que sorte

Geralmente considerado um jogo de sorte (ou de azar), o poker profissional consiste de muita técnica, matemática, blefes e sim, um pouco de sorte. Na hora de pesquisar investimentos ou abrir um negócio, muitos também creditam sucesso a sorte, mas não se engane. Conhecimento é muito mais importante, e é o que você pode controlar. A sorte é só um empurrãozinho.

Quem não arrisca não ganha

Um tipo clássico de jogador é o que não toma riscos, só aposta alto em mãos sólidas e seguras, e pode passar horas esperando a jogada perfeita. Embora menos propensa a perdas, esta estratégia também impede o jogador de multiplicar seus ganhos. Ações de risco não devem ser seu padrão, mas não se impeça de destinar uma parte do seu dinheiro a elas.

Muitas CEOs e empresárias são fãs de poker, tanto como hobby como treino para negociações da vida real. Deixamos  as regras do jogo aqui, e não esqueça de levar o que aprender para o dia a dia!

Meu nome é Lílian Andrade, sou criadora de conteúdo otimizado em uma empresa. O Empreendedorismo Rosa me chamou a atenção por ser um site, como muitos, voltado ao público feminino, mas num sentido empresarial e de gerenciamento financeiro. Faz falta uma fonte séria de conteúdo pra mulheres que querem equilibrar uma carreira, família e aprendizado contínuo. Comecei a estagiar aos 15 anos, vinda de um ambiente conservador em que minha mãe era dona de casa e se arrependeu de não ter ingressado no mercado de trabalho antes de ter filhos. Hoje em dia, já estabelecida como escritora, procuro guiar outras jovens para uma vida de empreendedorismo e satisfação com a carreira. As dificuldades para mulheres ainda existem, mas com o tempo qualquer preconceito é superado com bom trabalho.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você