[ editar artigo]

Líder: qual é a sua obra?

Este tema me interessa e muito! Como sócia de uma empresa de conteúdo e palestrante para/sobre mulheres, falar de liderança é falar de oportunidades, de influência para fazer mais e melhor, de trabalho em time, de atitude de mudança. No primeiro semestre, assisti à palestra “A Arte de Liderar” promovida pela consultoria de planejamento estratégico e gestão empresarial Great Group, em São Paulo, que convidou o blog Empreendedorismo Rosa. Eu estava lá, como representante do blog, de botton e tudo. Fui recebida pela direção da Great Group com tapete vermelho e sorriso no rosto. Aliás, líder de cara feia é líder morto...

Fonte da imagem: Reprodução

Pergunta inicial do evento: “Líder, como você está apresentando a sua obra e como ela está sendo vista pelo público?” É que para surpreender sobre um tema tão discutido em revistas especializadas, seminários, treinamentos, o tema liderança foi discutido dessa vez pelo viés da arte. Foi proposto um paralelo dos estilos de liderar com o que ocorre na música, no teatro e na pintura.

E foi lembrada uma frase do genial Auguste Rodin: “Eu não inventei nada. Eu redescobri”. Que cutucão o pintor dá a muitos empreendedores atuais, hein? Afinal, ficar querendo sempre inventar algo 100% novo, às vezes nos paralisa. Nesse tempo, já podíamos ter redescoberto tantos modos de fazer diferente e melhor algo que já existe... que talvez estivéssemos hoje mais ricos e famosos, concordam?

Para quem quer liderar mudanças, inspirar e influenciar funcionários a se moverem junto com o seu negócio, além de fazer a diferença na sociedade, ficam cinco conclusões tiradas desse evento:

  • Olhe além do que você está construindo;
  • Integre as atividades da equipe em prol de uma obra melhor;
  • Tenha um olhar estratégico para o todo;
  • Use a criatividade, não faça mais do mesmo;
  • Enxergue com clareza o que você almeja e os passos que precisa construir para o espetáculo.
  • Eu acrescentaria uma sexta conclusão: vá em frente, mesmo não sendo lá muito aplaudida hoje, acredite que seu talento pode dar um show. Há tantos artistas maravilhosos para nos motivar...

    Joyce Moysés é consultora e jornalista especializada em comportamento feminino, escritora e palestrante de liderança feminina. Fez vários cursos nas áreas de gestão e liderança, como o de Gestão de Negócios no Insper. Nos últimos 25 anos trabalhou nas revistas Nova e Claudia, e já escreveu artigos para Alfa, Máxima  e Você S/A. Em 2010, participou do lançamento do Movimento Habla, para mapear tendências de comportamento das mulheres. Em 2012, coordenou o Prêmio Claudia e editou Claudia Noivas e Claudia Bebê. MULHERES DE SUCESSO QUEREM PODER… AMAR é seu primeiro livro. Atualmente faz palestras, produz conteúdo para publicações impressas, multimídia e eventos, escreve seu segundo livro, participa de programas de tevê e é parceira do projeto De Peito Aberto.

    Empreendedorismo Rosa
    Empreendedorismo Rosa
    Empreendedorismo Rosa Seguir

    Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

    Ler matéria completa
    Indicados para você