[ editar artigo]

Liderança mista nos negócios

Eu estudo o estilo feminino de liderar há pelo menos 15 anos e cheguei à conclusão de que unir forças com o estilo masculino de liderar é muito melhor! É como feijão e arroz, uma união maravilhosa de nutrientes para fazer qualquer corpo crescer e ficar forte... como o seu negócio. A empreendedora que quiser inovar, atingir melhores resultados, ter uma equipe afinada e conhecer melhor seus consumidores, deve levar esse mix em consideração ao eleger seus aliados. Homens e mulheres trabalhando juntos aumentam a inteligência coletiva. Além disso, vivemos na era do compartilhamento. De informações, de experiências, de visões de mundo...

Fonte da imagem: Empreendedorismo Rosa

O tema é tão atual e importante, que sugeri à Aapsa - Associação Paulista de Recursos Humanos e de Gestores de Pessoas - discutirmos essa “dobradinha” com seus associados. Ela topou: vai ser no dia 26 de junho, das 8h30 às 12 horas (veja o local no site www.aapsa.com.br). A ideia inicial era montar um Fórum sobre a Mulher, mas argumentei que não devemos realçar apenas o gênero, e sim as características, pois há homens que desenvolvem algumas tipicamente femininas, como a sensibilidade para tratar funcionários de forma diferenciada conforme cada perfil. “Que tal tirar partido dos diferentes estilos de liderar e eleger os melhores profissionais, dando oportunidades tanto a homens quanto a mulheres?”, questionei.

“Juntos, lucraremos!” é o nome que escolhi para a minha palestra neste fórum, pois dá o tom dos novos desafios nos negócios com um toque de humor e também promessa de sucesso. A questão não é apontar quem é melhor, e sim promover de fato a diversidade, palavra bem-vinda a qualquer empresa que deseja crescer, fortalecer a sua marca, agregar valor, instalar uma cultura pró-descobertas.

Essa diversidade de talentos será importantíssima, por exemplo, para reter a geração Y, que procura diálogo, propósito e quer mais feedbacks de seus líderes. De um lado, as mulheres costumam ser boas com equipes porque são mais empáticas e resilientes, enquanto eles se mostram ótimos negociadores e tendem a assumir mais riscos, por exemplo. Como estimular as melhores características de ambos, numa atuação em conjunto? Pensar nisso será cada vez mais estratégico a quem empreende também.

O Fórum Liderança Mista trará ainda a palestrante Larissa Kummel, que mostrará como homens e mulheres podem se comunicar melhor, minimizando conflitos... Ai, ai, ai, que delicado! E, como grand finale, Renato Grinberg, autor dos best-sellers “A Estratégia do Olho de Tigre” e “O Instinto do Sucesso”, explicará que conservamos instintos primitivos, como eles se manifestam e como canalizá-los para o sucesso. Opa, sucesso para todas e todos!

Joyce Moysés é consultora e jornalista especializada em comportamento feminino, escritora e palestrante de liderança feminina. Fez vários cursos nas áreas de gestão e liderança, como o de Gestão de Negócios no Insper. Nos últimos 25 anos trabalhou nas revistas Nova e Claudia, e já escreveu artigos para Alfa, Máxima  e Você S/A. Em 2010, participou do lançamento do Movimento Habla, para mapear tendências de comportamento das mulheres. Em 2012, coordenou o Prêmio Claudia e editou Claudia Noivas e Claudia Bebê. MULHERES DE SUCESSO QUEREM PODER… AMAR é seu primeiro livro. Atualmente faz palestras, produz conteúdo para publicações impressas, multimídia e eventos, escreve seu segundo livro, participa de programas de tevê e é parceira do projeto De Peito Aberto.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você