[ editar artigo]

Mais tempo, mais saúde: Vida organizada

Por Jociane Catafesta

A maneira certa de se manter saudável, na teoria, quase todo mundo sabe. O problema é na hora de colocar em prática. Como nutricionista, mãe, profissional e sem empregada, realidade de muitas de nós, sei que não é fácil. O problema não é falta de vontade, mas sim falta de tempo. Afinal de contas, trabalhando oito a dez horas por dia fica mais difícil seguir aqueles conselhos que todos já ouvimos, não é mesmo?

Para manter a uma alimentação saudável, a palavra é “organização”. Quando planejamos as principais refeições da semana, fica mais fácil organizar os alimentos que vamos precisar, principalmente na correria do dia a dia. Isso sem contar que essa organização alimentar pode oferecer uma economia de tempo e de dinheiro.

Fonte da imagem: Photo Credit: Chiara Cremaschi via Compfight cc

• Lavar as frutas assim que chegamos do supermercado. Maçãs, peras, ameixas na gaveta da geladeira e as frutas maiores, já deixamos picada como: mamão ou melão ou manga. Assim facilita o consumo quando abrimos a geladeira. Colocamos em potes de vidro que atraem ao olhar.

• O ideal é fazer o mesmo com as verduras, folhas já lavada ficam prontas para o consumo. Brócolis, cenoura, couve-flor e beterraba podem ser cozidos no vapor. Assim facilitamos quando queremos fazer um refogado , omeletes ou uma salada.

• A couve, famosa por estar presente no suco verde, após lavar bem, bater com um pouco de água no liquidificador e congelar em cubos de gelo para adicionar aos sucos de frutas.

• Temperos verdes como cebolinhas e salsa, picar e congelar para usar quando necessário. São ótimos ingredientes para sopas, omeletes, cremes e purês.

• O pão integral pode ser fatiado e congelado para retirar apenas as fatias que serão consumidas na hora. Tostá-las após o descongelamento, deixa ainda mais saboroso!

• Ovo é um alimento prático por isso sempre tenha alguns na geladeira.

• Feijão e lentilha podem ser preparados em maiores quantidades e congelados em porções adequadas para uma refeição.

Você deve estar dizendo que tudo isto dá muito trabalho, mas concorde que é melhor termos um dia focado nesta organização e depois desfrutá-la vários dias sem ter que preparar tudo isso na hora.

Mãos a obra?!

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você