[ editar artigo]

Marketing é...

Existem diversas definições e opiniões sobre o que é o marketing, mas para mim o mais importante é a evolução do marketing. Por este motivo, tenho como guru um dos grandes mestres do marketing, Philip Kotler, que tem os livros mais lidos sobre o tema, adotados e traduzidos em todo o mundo. Uma de suas definições de marketing que mais gosto é a seguinte:

“Marketing é a arte de criar valor genuíno para os clientes. É a arte de ajudar os clientes a tornarem-se ainda melhores.”

Pra mim essa definição consegue traduzir o que é verdadeiramente o marketing. Algo que muitos profissionais ainda não conseguiram entender 100%, e talvez por isso insistam em falar que o marketing é "antiético", que o marketing é baseado em campanhas agressivas na mídia, entre outras opiniões.

Fonte da imagem: Flickr Moa Maria

O marketing de verdade é muito mais que campanhas e anúncios imediatistas, é muito mais que uma propaganda em jornal, é muito mais que um cartão de visita bonitinho.

Você deve responder às seguintes perguntas antes de realizar qualquer ação de marketing em seu negócio:

Estou sendo original na minha proposta?

Não seja mais um no meio da multidão, procure o seu diferencial. Seja única! E não tenha medo de ser diferente. Tem uma frase de Jonathan Davis que é ótima: Vocês riem de mim por que sou diferente, eu rio de vocês porque são todos iguais.

Este projeto vai acrescentar na vida das pessoas que estou me comunicando?

Não faça algo só para se promover puramente, fortaleça sua imagem fazendo algo que acrescente na vida das pessoas. Algo que você pode contribuir de uma forma positiva para a sociedade e o mundo.

Que tipo de ações posso realizar para tornar meu cliente uma pessoa melhor?

Saia da caixa, pense de maneira diferente, leia e observe tudo à sua volta. Atualmente existem diversos exemplos de empresas que fazem este marketing ético e do bem. Empresas de mulheres que fizeram a diferença e trouxeram um novo jeito de se fazer marketing.

Um sorriso rosa pra você!

Nísia Teles é empreendedora, sócia-fundadora e diretora de marketing do Empreendedorismo Rosa.

TAGS

Marketing

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você