[ editar artigo]

Maternar e Empreender: a importância do apoio

Por Claudia Pasquale

A mãe empreendedora ou as futuras mães que querem mudar de vida para ter seu próprio negócio e estar mais presente nos primeiros anos de vida do filho, vão se deparar com uma realidade desafiadora e de constante superação. A rede de apoio para a mulher é fundamental que seja, emocional, mental, físico e na rotina do dia a dia, serão sempre bem-vindos. Cada pessoa terá uma necessidade que vai de acordo com a condição financeira, com o seu entorno, com situações favoráveis e desfavoráveis. O momento é de alinhamento, pois é um processo que envolve entrega, aceitação e confiança para enfrentar esse novo ritmo e envolvimento.

O primeiro apoio reivindicado é o familiar e de pessoas próximas para conseguir se adequar a nova rotina visando estabelecer hábitos saudáveis e facilitar a logística no dia a dia.  As refeições podem ser repensadas organizando um cardápio semanal que vai ajudar nas compras e antecipar a mão de obra na cozinha. Algumas frutas, verduras e legumes podem ser guardados já lavados, picados em porções e até congelados. Convocar os integrantes da família para colaborar nas atividades funcionais da casa, além de permitir passar mais tempo juntos contribui na organização, compromisso com o bem-estar de todos e alivia as tarefas da mãe.

 

Fonte da Imagem: Estúdio Trevisart

Outro aspecto importante é a mãe compartilhar suas convicções e gostos com quem vai auxiliar nos cuidados dos filhos. Mãe que é mãe sabe como os processos devem funcionar e quer tudo do seu jeito: refeições, trocas, banho, roupa, horários e outros cuidados. Saber transmitir como você faz e estimular seu filho para que responda positivamente à conduta seguida, ajuda nas relações com essas pessoas que serão seu suporte. O importante é confiar, e quando tiver que escolher onde seu filho for passar um período, que tenha compatibilidade de valores e princípios.

Ter um espaço físico com suas coisas, seus livros e papéis permite que consiga desligar dos pensamentos e preocupações além de aumentar muito a concentração ao trabalhar. Assim, encontrar o  seu tempo, seu espaço e estar segura de que quem esteja com seu filho faça o melhor por ele, te permite organizar uma rotina de acordo com a sua necessidade como mãe e empreendedora.

Ainda existem mais redes de apoio para a mãe empreendedora como, cooperativas de mães, casas voltadas a atividades e recreações infantis, Coworking de mães, que possibilitam conectar com diversos profissionais que favorecem novas oportunidades. O meio virtual também tem papel fundamental, existem muitos canais nas redes sociais que apoiam, orientam e incentivam a mãe empreendedora. São grupos no Facebook, Instagram, Congressos On-line gratuitos e blogs relacionados. Segui-los e participar buscando informações, tirando dúvidas, contribuirá muito para o crescimento pessoal e profissional. Através de trocas de informações, vivências e experiências criam-se parcerias saudáveis tanto nos negócios como no âmbito pessoal.

Mesmo assim a dificuldade de colocar esta rotina em prática e não perdermos a cabeça com as centenas de afazeres é imenso. Também faz parte dessa rede de apoio buscar mais contato com pessoas que estão vivendo as mesmas situações para fortalecer e compartilhar os saberes aprendendo com as experiências alheias. As Amigas (com A maiúsculo) são sempre excelentes para relembrar quem você é, para mostrarem a sua realidade de outra perspectiva, aumentar a autoestima e encorajá-la a seguir em frente.

Por fim, buscar alguma terapia ou atividade física para sintonizar com seu corpo completa esse suporte. Algo bastante simples como a automassagem, um escalda pés no fim do dia, uma máscara facial, se cuidar, passear, ler um livro, ou seja lá o que for, mas sempre se permitir relaxar e ativar a energia vital para seguir com força e ânimo.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você