[ editar artigo]

Maximize a receita por produto/serviço

Maximize a receita por produto/serviço

Todas nós queremos maximizar a receita dos nossos negócios, mas nem sempre sabemos como.

Isso porque imediatamente assumimos que ou precisamos aumentar o preço ou aumentar o volume, mas nem sempre pensamos com cuidado nessa equação. Por isso esse post tem como objetivo ajudar você a refletir e a colocar na ponta do lápis esses cálculos para tirar o máximo dos seus produtos e serviços.

  1. Preço unitário do produto ou serviço: além de cobrir seus custos variáveis, o preço precisa incluir um percentual adequado de margem de contribuição, tanto para cobrir seus custos fixos, como para ter lucro (do contrário você vai trabalhar e trabalhar sem ver a cor do dinheiro). O segredo é equilibrar tudo isso com o que o seu cliente está disposto a pagar pelo seu produto/serviço. E a melhor forma de fazer isso é simulando tudo isso numa planilha. Se quiser saber mais, confere o meu post sobre precificação ;)
  2. Volume de vendas: este é outro aspecto muitas vezes negligenciado. Isso porque ou queremos colocar todos os nossos anseios de lucratividade no valor unitário do nosso produto ou serviço (e aí não conseguimos vender) ou colocamos o nosso preço unitário abaixo dos nossos custos na expectativa de ter volume de vendas suficiente. Nessas horas, o ideal é separar o que é custo fixo do que é custo variável, ou seja, qual o custo que você vai ter independente de quanto você venda do custo que depende da quantidade de produtos/serviços que você vende. Com esses dados fica mais fácil entender qual a melhor combinação de preço unitário e volume de vendas.

E aí, vamos colocar esses dados no papel/planilha e calcular o melhor para você?

Precisando de ajuda, conte conosco!

Empreendedorismo Rosa
Ler matéria completa
Indicados para você