[ editar artigo]

O mercado tecnológico em expansão

Por Mary Camila

Mesmo com o PIB brasileiro caindo em torno de 3% no ano, juntamente com vários setores afundando na recessão e o pais passando por essa crise, a área tecnológica continua muito boa para se empreender, ela ainda continua em crescimento, em torno de 20% a 30%, sendo que se o pais não estivesse com essa crise as taxas de crescimento seriam em torno de 40% a 60%. Isto significa que embora os tempos não estejam muito bons e o setor tecnológico seja afetado, ela ainda continua se expandindo.

Esse crescimento do setor se deve a inovação e disrupção de serviços, que viram oportunidades imensas em situações como a atual. Isto ocorre pois, usando a tecnologia, em alguns casos, conseguimos desintermediação, redução de custos, otimização de processos e produtividade no dia adia, ou seja, coisas básicas para quem quer continuar crescendo e sobrevivendo na crise. Existem estudos da Fortune e da Inc, nos Estados Unidos, mostrando que mais da metade das empresas, listadas no ranking das 500 maiores companhias, nasceram em anos de crise e com toda a certeza viram oportunidades nos obstáculos encontrados.

Mary Fonte da imagem: Estúdio Trevisart

 

Pois é nesse exato momento que várias empresas perdem o ritmo e ficam atrasadas, pesadas e caras, gerando oportunidades para os empreendedores que querem começar a sua jornada. Um exemplo disso é que há muitos cases no mundo e no Brasil, de segmentos que mudaram porque já existiam grandes empresas em um determinado setor, mas elas demoraram muito para se atualizar, e ficaram para trás.

Com essa necessidade de reduzir os gastos e gerar receita que as empresas possuem, as políticas de gestão otimizada ganham espaço na administração de qualquer empresa e é nesse momento em que a tecnologia entra, buscando soluções que permitam economia, gestão, otimização de processos e menores custos com maior eficiência. A tecnologia ainda pode contribuir para que os setores, público e privado, adotem melhores práticas e consigam resultados satisfatórios, mesmo em momento de turbulência para a economia.

No cenário atual, para os empreendedores que desejam investir em tecnologia e que forem capazes de fazer um alinhamento de seu produto, atendendo sempre às novas necessidades dos seus clientes, focando nas demandas essenciais do negócio, estes sim terão agarrado com força a oportunidade que está surgindo. Pois, como a demanda por novas tecnologias continua em franca expansão, e as necessidades dos clientes costumam variar seguindo o momento turbulento da economia, deve se sempre investir em ferramentas que auxiliem na mão de obra, sempre otimizando processos e focando no serviço ao cliente, pois e este que fará com que você continue crescendo e não sinta nem um pouco a crise que está acontecendo.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você