[ editar artigo]

Leitora Rosa – Mell Santos

Meu nome é Mell Santos, tenho 51 anos, sou mãe, dona de casa, empreendedora e blogueira. Há doze anos, com dois filhos pequenos, me divorciei, bem quando começamos a ganhar muito dinheiro, ainda na informalidade, no ramo sorveteiro. Nosso negócio deu muito certo, comecei dentro de casa a fazer geladinhos porque queria ter meu próprio dinheiro, e com o sucesso do produto no verão, vimos a possibilidade de produzir o sorvete. Com pouco tempo e muito trabalho já tínhamos crescido. Enquanto as pessoas se divertiam, nós carregávamos peso e virávamos a noite produzindo. Ao nos separarmos fiquei com parte do maquinário e uma loja. Sabia produzir muito bem, mas não sabia administrar o dinheiro, nem da casa nem do negócio. Em um ano e meio, fechei as portas para não me endividar e voltei para dentro de casa, apenas cuidando dos meninos. A pensão alimentícia não era suficiente para nosso sustento, então eu precisava de uma renda para complementar e tinha também a obrigação colocar "comida dentro de casa". Foi um tempo que chamo de "tempo das vacas magras".

Foto: Arquivo Pessoal

Não podia trabalhar fora, pois não tinha como pagar alguém para cuidar dos meus filhos. Tenho muitas habilidades e facilidade para aprender, e mesmo com a mente cansada, além de deprimida, entendia que não podia ficar parada, sofrendo, me entregando à depressão e correndo o risco de deixar meus filhos passarem necessidade. Comecei novamente a produzir os geladinhos de anos atrás e a fazer sachês perfumados, que oferecia para as amigas. Às vezes apareciam algumas encomendas bem na hora que eu precisava. Só anos mais tarde que me dei conta de que sempre tive uma mente empreendedora e que foram as dificuldades na vida que fizeram essa minha capacidade aflorar. Descobri também que de certa forma, o sucesso do primeiro negócio, surgiu da minha mente e aliada à percepção do meu ex-marido, hoje é um sucesso, não comigo, mas com ele. O importante, no entanto, foi descobrir que eu podia RECOMEÇAR empreendendo novamente, mas em outras áreas.

Ao adquirir meu primeiro computador, resolvi escrever num blog a minha experiência pensando em encontrar algumas mulheres que tivessem experiência semelhante. Encontrei várias, inclusive com histórias idênticas à minha. Meu objetivo era mostrar para elas que não é preciso se desesperar no momento de crise financeira, mas que dentro de casa mesmo poderia estar a salvação, pois quando estamos ansiosos não conseguimos ver nenhuma saída sendo que ela já pode estar à nossa frente. Então dei o nome de SAÍDA DE EMERGÊNCIA ao blog, pois é o lugar para onde corremos na hora do desespero. Vieram mães com filhos pequenos, e depois começaram a vir mulheres e homens desempregados à procura de uma renda, e o melhor, saíam felizes e animados pois eu conseguia passar para eles não só uma dica para trabalhar em casa, mas uma palavra de motivação. Já são quatro anos de sucesso. Meu trabalho basicamente é na internet, onde ajudo pessoas que talvez eu nunca venha a conhecer pessoalmente, e hoje também esporadicamente do lado de cá da telinha. Meu blog é a minha casa, onde recebo gente de todo o Brasil e de outros países. Eu os trato como hóspedes super bem-vindos cada vez que me visitam. Chegam cheios de problemas e conseguem sair super animados, com outra visão da vida. Para mim é uma realização.

Por ser um blog pessoal, meus leitores foram acompanhando vários processos na minha vida, inclusive a formalização do meu novo negócio que é um brechó chique, um sonho de adolescente que eu tinha. Passo a passo, fomos aprendendo como é possível se tornar um Micro Empreendedor Individual, e com isso fui aprendendo mais e podendo ensinar mais também. Hoje além de ter meu pequeno negócio, o "Breshopping da Mell", eu também produzo alimentos gelados, cupcakes e chocolates, dou cursos e ainda me tornei uma consultora em vários assuntos e uma expert em economia doméstica. Como já comercializo apostilas, uma nova oportunidade surgiu dessa mente aqui: a caminho está o meu próprio site de cursos que proporcionará a mais pessoas ainda uma geração de renda a baixo custo. Oriento não só mães, mas homens e mulheres desempregados que me procuram à procura de socorro. Esta é a palavra que eu mais leio nos e-mails que recebo: ME AJUDE!. Pude descobrir como tem gente desesperada não só no Brasil, mas lá fora também.

Meus leitores têm uma participação muito grande no meu sucesso. Algumas vezes me baseei em suas vidas para montar estratégias para ajudar. Eles me impulsionam a buscar mais conhecimento e por isso vivo fuçando a net atrás de artigos sobre empreendedorismo para me atualizar, e foi numa dessas andanças pelo Facebook que encontrei o Empreendedorismo Rosa. Essas meninas têm o que muitas mulheres precisam que é o "impulso" para começar. Mesmo eu que sempre ajudo as pessoas, preciso tomar este impulso de vez em quando e me revigoro lendo as publicações, saindo sempre mais reanimada. Tudo o que é apresentado pelo site nos leva a reavaliar nosso comportamento e nos leva realmente a empreender, e só não aproveita disso a pessoa que não quer sair do lugar, infelizmente, pois é tudo muito claro e chego a dizer que é impossível não tomar uma atitude de mudança. Um trabalho feito de mulher para mulher não tem como não alcançar o foco. São assuntos que vão de encontro às necessidades de muitas pessoas, e tem muito a ver com aquilo que eu tento passar também. O "Empreendedorismo Rosa" em parte, me fez descobrir que eu, uma mulher simples, de classe média, mãe e dona de casa, tenho uma mente empreendedora. E com o ER eu vou conseguir ir muito mais além

 

Mell Santos é mãe de dois rapazes, dona de casa, empreendedora, autodidata e criadora do blog "Saída de Emergência" um trabalho baseado em sua experiência de superação e dirigido principalmente às mães que precisam trabalhar e não podem sair de casa e para pessoas que estão fora do mercado de trabalho. No blog desempenha a atividade de Consultora pela sua experiência na área de alimentos gelados (sorvetes) conduzindo os leitores interessados, através de cursos, até conseguirem prosseguir sozinhos e também na área de Artesanato e Culinária. Orientadora em questões de Economia Doméstica e Administração do Tempo. Conselheira pessoal nata, tem sempre uma palavra de motivação aos seus seguidores. Proprietária da loja "Breshopping da Mell" comercializa artigos nacionais e importados de qualidade.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você