[ editar artigo]

Missão, visão e valores da Empresa ”VOCÊ”

Por Priscilla Vogt

Acredito que grande parte das pessoas alguma vez já ouviu falar desse trio de palavras, certo? Geralmente temos contato com elas quando passamos por alguma empresa ou quando estamos abrindo nosso próprio negócio. Mas você já parou para pensar e refletir sobre a sua missão, visão e valores pessoais?

É, isso mesmo. Nós também temos o nosso propósito de vida e o que nos guia e orienta em nossa prática profissional é termos clareza de nossos princípios norteadores. Muitas vezes acabamos vivendo no automático e indo conforme a maré nos leva, o que faz com que não paremos para pensar sobre isso. Talvez possa ser uma maneira que encontramos de não precisar pensar sobre essas coisas e ter que nos deparar com uma vida que a gente não queria, o que nos chama a responsabilidade por mudança. Pensar sobre a nossa missão, visão e valores não é tão simples e fácil, é algo que construímos com o tempo e, às vezes, mudamos no meio do percurso, mas o importante é parar para pensar. 

Fonte da imagem: Areté

 

Por isso, convido para este exercício, parar e se perguntar:

  • Qual é mesmo a minha missão de vida? (aquilo que te faz acordar todas as manhãs)
  • Qual a visão de futuro que eu quero atingir? (aonde você quer chegar)
  • Quais os meus valores? (seus ideais de atitude e comportamento)

Não quero promover nenhuma crise existencial aqui, quero apenas instigá-la a ponto de movimentar essa zona de conforto em que caímos, com frequência. Lembro-me de um filme que trata justamente sobre isso, chama-se: “As mil palavras”, com o ator Eddie Murphy. Aproveito para deixá-lo como sugestão, espero que contribua com esse processo.

Para responder a essas três perguntas, a Psicologia Humanista é uma grande aliada e nos sugere o conceito do diálogo interno. Isso significa estabelecer uma conversa franca com nós mesmas, parar para escutar o que temos a dizer para a pessoa mais importante da nossa vida, NÓS. Pare para pensar em quantas vezes você confortou a sua melhor amiga, irmã ou marido e percebeu que tudo aquilo que você falou na verdade é o que você precisaria ouvir? Pois bem, então comece a conversar consiga mesma e se tornar a melhor amiga para si, você vai ver quantas palavras importantes tem a dizer e a ouvir.

Nesse processo você passa a se perceber melhor em determinados contextos e ações, a entender sua dinâmica de funcionamento na relação com outras pessoas, a se conhecer mais e, com isso, saber o quer para sua vida e para seu futuro. Lembrando que esse diálogo interno é um exercício que deve ser realizado com frequência, quanto mais nos exercitarmos, mais habilidosas nós ficamos.

Boa conversa!

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você