[ editar artigo]

Mulher em Foco + Empreendedorismo Rosa

No último dia 15 de setembro teve início a programação do Projeto “Mulher em Foco” na Biblioteca Walter Wey da Estação Pinacoteca, em São Paulo - SP. Trata-se de um circuito cultural cujo objetivo é promover discussões sobre a mulher na sociedade a partir da arte.

O Empreendedorismo Rosa esteve presente através da participação de sua Diretora de Comunicação, Lênia Luz e da Revisora de Textos, Aline Caldas, na roda de conversa com Helena Freddi - artista e docente do Centro Universitário Belas Artes. O tema discutido foi “Mulher e Arte: o direito de acesso à cultura”.

Helena Freddi iniciou a conversa dizendo que “A arte não é natural. Ela produz experimentações, refere-se a construção de nós mesmos”. Diante de sua afirmativa, Helena fez um passeio sobre as diferentes visões da mulher, em vários períodos históricos, relatando como elas foram retratadas no decorrer do tempo e em diferentes culturas.

Durante sua fala, o público pode entrar em contato com algumas obras selecionadas. Além de comentar sobre as artistas (Marina Abramovic, Annete Messager, Rosana Paulino, Paula Rego, Adriana Varejão, entre outras), Helena Freddi situou-as no espaço temporal e geográfico. Falou ainda sobre o papel social das mulheres e sua atual condição (o que elas podiam e não podiam fazer), sobre preconceitos e ideias pré-concebidas; tudo isto através da arte.

A participação dos presentes com questionamentos e opiniões fez da roda de conversa um ambiente mais do que propício para discutir arte com enfoque de gênero.

Para “ler” a arte, precisamos nos instrumentalizar, precisamos ter direito à cultura. Esta deve ser vista como mecanismo de leitura sobre outro tipo de cultura. Quando você conhece, você entende e amplia a sua forma de interpretar; afinal, a arte não se propõe a uma leitura única.

Empreender também é uma arte, significa construir o novo materializando-o na forma de nova prática, de um novo processo, de um novo produto ou de uma nova empresa.

A mulher tem direito de pensar o mundo como ele a toca. Tem direito de ter vontade de querer entender. Construir é buscar, representa movimento de trabalho; ou seja, exercer o direito dá trabalho, exige dedicação.

A mulher empreendedora exercita a arte de empreender quando busca se conhecer para, então, conhecer o destino do seu negócio, quando emprega sua força em acertar, quando desenvolve o forte desejo de sucesso  impulsionada pelo prazer que a atividade empreendedora proporciona.

A construção, tanto da arte quanto do empreendedorismo, é feita no tempo.

Aline Caldas (Empreendedorismo Rosa), Thais Martins (Mulher em Foco) e Lênia Luz (Empreendedorismo Rosa)

E, em tempo, ao final do evento, o Empreendedorismo Rosa fechou parceria com o projeto “Mulher em Foco”, visando atuar de forma integrada nas divulgações das ações relacionadas entre a Mulher, o Empreender e a Arte.

Aguardem, em breve, novidades aqui no RosArte!

Aline Caldas - Revisora e Colunista do Empreendedorismo Rosa

TAGS

Networking

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você