[ editar artigo]

Mulheres de atitude estão no caminho para empreender

Existem algumas características específicas de empreendedoras: somos persistentes, ativas, inovadoras e com alto desejo de realização e independência. Somos intuitivas, flexíveis,  sabemos nos comunicar, somos adaptáveis às mudanças e acreditamos que o nosso sucesso seja resultado de nossas ações.  As brasileiras estão empreendendo em um ritmo bem acelerado e o que todas elas têm em comum? Atitude empreendedora.

Fonte da imagem: Empreendedorismo Rosa

A empreendedora inteligente deve buscar investir no conhecimento contínuo, se aperfeiçoar, procurar novas habilidades e, através do autoconhecimento, otimizar seus resultados. As ações positivas e orientadas ao autodesenvolvimento trazem confiança e ferramentas para identificar pontos fracos, quebrar paradigmas, lidar com imprevistos e avaliar as oportunidades. A atitude para inovar e administrar os riscos gera oportunidades. Implantar realizações e soluções requer muito estudo sobre o tema, o que torna mais eficaz a decisão.

O acesso a recursos como mentoras, orientações sobre acesso a capital, foco na inovação tecnológica e engajamento de liderança fazem parte da rotina de uma empreendedora. Ampliar a competitividade é ser uma empreendedora que identifica e busca desenvolver novas soluções e processos. A empreendedora precisa de atitudes práticas, flexibilidade de comportamento, com valores no conhecimento adquirido e nas experiências.

A proatividade é a força propulsora da atitude empreendedora, e, para atrair bons resultados, são necessários estudos,  leituras, excelente networking, saber investir usando as informações de mercado, analisar pesquisas e, assim, gerar oportunidades e aproveitá-las. E, para dar segmento ao processo, uma fonte deve estar permanentemente atualizada: o conhecimento, a chave para o desenvolvimento de uma atitude empreendedora. Devemos acessar variadas fontes de informação, participar de organizações de apoio, investir em  qualificação profissional e educação empreendedora, já que essa preparação está diretamente relacionada ao sucesso do negócio.

Luciana Cavaliere é Empreendedora, Jornalista há 12 anos, com especialização em Produção Cultural e Diretora na Consultoria Brasil MKT, fundou, em 2011, o portal de educação ProfissionaisRJ.com.br. Durante cinco anos foi coordenadora geral dos três Núcleos de Comunicação da Universidade Estácio de Sá, e, nesse período, foi professora de Jornalismo e desenvolveu projetos na redação de grandes jornais. Por três anos foi Editora-executiva dos tabloides Estágios & Carreiras (O DIA), Direito & Cidadania (JB) e Revista Interativa (Unesa). Criadora dos canais “Startup Mobile” e “Casa da Empresária”,é sócia-fundadora da Casa da Empresária na ACMERJ (Associação Comercial de Mulheres Empreendedoras –RJ).

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você