[ editar artigo]

Mulheres ganham espaço no empreendedorismo

Mulheres ganham espaço no empreendedorismo e há marcas que permitem apenas a elas o comando.

Fonte da imagem: Stockfresh

A proporção de mulheres brasileiras à frente de negócios iniciais, com até 42 meses de existência, é maior do que a média mundial. De cada 100 empreendedores iniciais, 49 têm comando feminino, aponta a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2011 (GEM). A média dos 54 países pesquisados nesse grupo é de 37 empreendedoras para cada 100. No setor de franquias, segundo dados da Rizzo Franchise, a participação feminina em 2011 foi de 52%.

Confiantes no seu desempenho, algumas franqueadoras só aceitam o sexo feminino liderando suas marcas. A Onodera Estética é uma delas. Lucy Onodera afirma que ter mulheres à frente do negócio é uma necessidade, porque deixa as consumidoras mais à vontade, e um movimento natural.

Na opinião de Aline Salvi Schmidt, franqueada Onodera há cinco anos, com duas unidades na região de Campinas, é preciso ter muito tato para lidar com o público feminino. “A mulher é um ser complexo e só outra pode realizar um serviço de acordo com o que ela espera. Trabalhamos com o sonho da mulher de ter a pele e o corpo perfeitos, nosso trabalho muitas vezes é mais lúdico do que palpável.”

As diferenças entre os sexos também surgem na hora de escolher o tipo de negócio para investir. Mulheres preferem as áreas de estética e beleza, comércio de vestuário, fornecimento de refeições prontas e confecções. Enquanto os homens gostam mais de atividades ligadas à manutenção e ao reparo de veículos automotores, mini mercados, lanchonetes e transporte de passageiros. Os dados são do estudo feito pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade, realizado em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP).

No ano passado, a rentabilidade de negócios comandados por mulheres foi 26% superior ao dos homens. No caso do faturamento,a alta é de 34%.

Fonte: Estadão PME

TAGS

Empreenda

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você