[ editar artigo]

Mulheres na tecnologia

Por Luiza Rezende

Tenho bastante contato com profissionais da área de tecnologia (desenvolvedores, designers etc.) e não posso deixar de reparar que a presença feminina nessa área é, quase sempre, inferior à presença masculina. Pergunto-me por que isso acontece, já que essas são áreas que têm crescido bastante nos últimos anos e a maioria das empresas, em algum momento de sua existência, irá precisar da presença, pontual ou constante, desses profissionais.

Existem diversos estudos analisando esse cenário, mas a ideia neste artigo não é me aprofundar nessas causas e, sim, ser mais uma fonte inspiradora para que cada vez mais mulheres estejam interessadas em fazer parte desse contexto. Hoje temos alguns exemplos de mulheres líderes em empresas de tecnologia e em importantes setores tecnológicos pelo mundo todo, seguem duas delas, que estão em bastante evidência:

Fonte da imagem: Google

Marissa Mayer: ela foi vice-presidente de serviços geográficos e locais do Google e em julho de 2012 foi nomeada presidente e diretora executiva (CEO) do Yahoo!, onde continua até hoje (fonte: Wikipedia). Este ano, ela deu uma entrevista a Michael Arrington, do TechCrunch, reproduzida neste link pela Exame, em que fala de seus erros e acertos no Yahoo!. Marissa é CEO de uma das maiores empresas globais de tecnologia. Procuro sempre acompanhar o trabalho dela.

Sheryl Sandberg: é a chefe operacional do Facebook desde 2008. Antes de entrar para o Facebook, Sandberg foi vice-presidente de vendas globais e operações on-line do Google (fonte: Wikipedia). Neste link da Exame, seguem algumas frases de Sheryl a recém-formadas (frases bastante inspiradoras, vale a pena ler). Sheryl é a chefe operacional de uma das empresas tecnológicas mais influentes da atualidade – o Facebook. Também procuro acompanhar a trajetória dela.

Existem diversas outras líderes no cenário tecnológico hoje em dia para servirem de inspiração àquelas mulheres que estão ainda em dúvida se seguem ou não esse caminho. Outra boa notícia é que tem aumentado a oferta de cursos nas áreas tecnológicas: cursos de graduação, pós-graduação, on-line, presenciais, de curta e de longa duração etc.; assim como tem havido uma maior conscientização da sociedade e do “mundo empresarial” da importância desses profissionais para o bom andamento de empresas e instituições.

É isso! Espero que o texto tenha sido útil! Se você é uma mulher que está pensando em entrar mais a fundo na área da tecnologia, não deixe pesquisar na internet e ler mais sobre a crescente importância que essa área está conquistando!

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você