[ editar artigo]

Mulheres PodeRosas - Luiza Helena Trajano

Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues é uma empresária de sucesso, formada em Direito e Administração de Empresas, CEO e dona da rede de lojas  Magazine Luiza, com sede em São Paulo, filiais em quase todo o território nacional e uma das maiores do ramo de eletrônicos da América Latina.

Fonte da imagem: Pinterest Magazine Luiza

O Magazine Luiza nasceu do sonho dos seus tios, Luiza e Pelegrino Donato, de ter uma loja reconhecida pela excelente qualidade dos produtos e cordialidade no atendimento – isso há mais de 50 anos, em Franca, interior de São Paulo.

Luiza Trajano, desde jovem, já demonstrava ser uma profissional competente. Começou na empresa aos 12 anos como balconista, tendo passado por diversos cargos crescendo com o negócio até assumir a holding. Em 1992, antes mesmo da internet chegar ao grande público, ela desenvolveu o conceito de “lojas virtuais”, iniciativa que permitiu a chegada da rede a locais onde ela ainda não tinha presença física – inclusive a São Paulo, o maior centro consumidor do País.

Luiza, como gosta de ser chamada, aposta na ampliação do relacionamento pessoal. Sua maior conquista dentro da empresa foi saber oferecer crédito fácil e rápido, com taxas de juros pequenas e prestações suaves, aos clientes, principalmente os de baixa renda. Ela acredita no potencial de cada ser humano e tem a tecnologia como aliada para aproximar pessoas e simplificar processos. Ao disseminar sua forma diferenciada e comprometida de se relacionar, tanto com o público interno quanto com o externo, entre todos nas suas empresas, o jeito Luiza de ser norteia o comportamento e as ações a serem praticadas pelos líderes, colaboradores e todos aqueles que, direta ou indiretamente, se relacionam com a companhia.

Em suas palestras, ela conta que cada um dos seus funcionários é visto pela empresa como um empreendedor, tratando o cliente como seu bem mais precioso e razão do sucesso do Magazine Luiza. Ela fez juz ao Prêmio “As mulheres mais influentes do Brasil” da Gazeta Mercantil e Revista Forbes Brasil. A gestão Luiza Trajano foi objeto de estudo pela Harvard Business School (EUA) como case de sucesso empresarial e o Magazine Luiza por diversos anos foi eleita a melhor empresa para se trabalhar pelo Great Place do Work/ Revista Exame.

Acredito que hoje em dia o mercado valoriza muito mais o trabalho das mulheres que provam sua capacidade por meio de muito esforço e dedicação. É claro que ainda há muitas barreiras a serem transpostas, mas já evoluímos muito. Para ter sucesso uma empresa precisa ter velocidade, rentabilidade e qualidade. Neste aspecto algumas qualidades femininas passaram a ser indispensáveis, como a flexibilidade, intuição, processo educativo e interação. Devido a todos esses aspectos as mulheres estão tendo um espaço muito maior porque a elas foi permitido desenvolver essas habilidades.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você