[ editar artigo]

Por um mundo empreendedor "Soroptimista"

Por Lênia Luz

Março no Hemisfério norte é o sazonal equivalente a setembro no Hemisfério sul. Por volta de 21 de março, o Sol cruza o equador celestial rumo ao norte; é o equinócio de março, começo da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul. E você já deve estar se perguntando o que isso tem haver com o post de hoje. E eu te afirmo que absolutamente nada!

Hoje quero pROSEAR com vocês sobre quantas vezes iniciamos uma leitura sobre qualquer tema, ficamos apenas com as 1as. frases e já curtimos e compartilhamos. Eu, garanto a você, que não faço isso. Não porque sou melhor ou pior, mas apenas compartilho ou curto o que realmente acredito ser alinhada a minha maneira de viver ou de compreender a vida.

Talvez lendo o primeiro parágrafo deste post tenha desistido de cara ou se frustrado com a continuidade dele, ou assim espero, continue me acompanhando. Pois bem, muitas vezes assim como fazemos com textos, fazemos com pessoas. Não vamos com a cara do "primeiro parágrafo" e já saimos descartando ou até comentando sem mesmo saber de quem se tratava. Nada elegante isso, não é mesmo? Além do que podemos perder oportunidade de conhecer alguém muito legal, justamente por nossos "achismos".

Este mês celebramos, em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, e meu desafio é que se permita a passar do "primeiro páragrafo" nos relacionamentos empreendedores, nos negócios e na vida, de maneira muito particular com outras mulheres. Que possamos nos reunir neste ecossistema dos negócios, para fazermos novas parcerias, conexões e que, com isso, possamos crescer juntas e realizarmos até mesmo coisas que julgávamos impossíveis.

Fonte da Legenda: Larissa Grabowski Fotografia

Existe uma palavra latina que eu gosto muito, talvez você conheça: Soroptimista, que significa SOROR = irmã /mulher ÓPTIMA = ótima /excelente, sendo traduzida livremente como “O MELHOR PARA A MULHER". E ela tem sido realmente um dos pilares de minhas ações empreendedoras, pois quando estou conversando, ouvindo ou dando mentoria para as mulheres que me procuram, sempre penso o que de melhor tenho  e que posso oferecer para elas.

Necessitamos de um mundo mais fraterno, mais amoroso e dentro das relações femininas um mundo mais SOROPTIMISTA. Onde não fiquemos presas às aparências, mas que possamos oportunizar novas pROSAS, com novas leituras e sem pré-julgamentos, para que o mundo  seja um mundo verdadeiramente solidário, ético e com relacionamentos que façam a diferença. Olhar para outra mulher com solidariedade e sentimento de amizade. Não é para complicar as relações humanas, mas para trazer mais integração entre nós que existe a palavra sororidade.  Sororidade é um substantivo com o significado exatamente oposto a esses paradigmas. Ele representa a união entre mulheres em várias dimensões da vida e reflete de maneira exata a expressão "não somos concorrentes, somos irmãs". A sororidade não traz o conceito de que devemos amar todas as mulheres, mas que não podemos odiar as mulheres pelo simples fato de elas serem mulheres.

E como disse Maya Angelou, a podeROSA que me inspirou para o evento do próximo dia 19.03 (acesse AQUI, para saber mais), "As mulheres precisam apoiar umas às outras. Toda vez que uma mulher se enfrenta, sem nem perceber que isso é possível, sem qualquer pretensão, ela enfrenta todas as mulheres."  

Vem comigo?

Beijos "soroptimistas"

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você