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Não complique, simplifique!

Por Tamires Motálibe

Na minha última passada por aqui, deixei algumas dicas de como criar valor e destacar sua marca no mercado. Se você ainda não viu, clique aqui. Hoje, vou continuar minha conversa com vocês e falar sobre o pesadelo da maioria das empreendedoras que não são da área da comunicação e passam o maior “perrengue” com a comunicação e marketing da empresa. Vou falar sobre uma coisa que talvez você ainda não saiba: marketing é muito mais do que apenas gerar lucro para a empresa. Trata-se de uma estratégia que criar uma percepção positiva do seu negócio, fideliza seu cliente e também cria uma experiência de compra que fará o seu negócio se destacar na multidão, mais uma vez.

 

Fonte da imagem: Agência Bolacha

Confira tudo que você deve checar para por sua marca à prova:

1. Descubra o que o seu cliente quer: Normalmente, nos apaixonamos por nossa ideia de negócio e esquecemo-nos de questionar se aquilo é o que o nosso cliente realmente deseja. Descobrir o que o seu público realmente almeja ao comprar seu produto ou contratar seus serviços deve ser o “pulo do gato” das suas ações de marketing.

2. Sua ideia é realmente boa?: É necessário que os usuários/clientes se identifiquem e se entusiasmem com aquilo que está sendo oferecido. Se isto não acontece, você precisa “trocar uma ideia” com seus principais e potenciais clientes e solicitar feedbacks que te darão um “norte” para conseguir a atenção deles.

3. Foque no público certo: Essa dica é válida principalmente para empreendedoras iniciantes: “Comece pequeno”. Tenho certeza que você já escutou isso diversas vezes, não é? Então, coloque em prática – como eu disse anteriormente, não queira abraçar o mundo. Mire em uma audiência menor, mais específica e qualificada, ou seja, que realmente se interesse pelo que você está oferecendo. Foque suas ações de marketing neste público.

4. Explore a experiência de compra: Uma boa experiência de compra é um dos principais pontos de fidelização de clientes e faz toda a diferença no seu negócio, como um todo. Pare e pense: quantas vezes voltamos em um determinado estabelecimento simplesmente porque fomos bem atendidos? Ou por que o ambiente é extremamente agradável, por exemplo. Um atendimento diferenciado (on ou off-line) conquista e fideliza o cliente. É a melhor, mais assertiva e mais barata ação de marketing que você pode praticar.

5. Esteja próximo do seu público: Utilize uma linguagem bem pessoal, humana, emocional. Envie mensagens com ofertas especiais para cada segmento do seu público. Procure conversar com seu público como se fosse um velho amigo, especialmente em e-mails, isto pode funcionar muito bem e gerar resultados surpreendentes.

Mês que vem volto com mais dicas para você, aguarde!

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