[ editar artigo]

NESsT anuncia vencedores do prêmio Negócios Sociais

As cinco organizações escolhidas desenvolveram um plano de negócios e agora receberão um aporte de capital semente, investimento inicial para desenvolver suas atividades empresariais e sociais.

A NESsT, pioneira internacional no desenvolvimento de empreendimentos que aplicam práticas de mercado para a solução de problemas sociais e ambientais, anunciou as organizações brasileiras vencedoras do prêmio Negócios Sociais. O anúncio foi feito durante o Fórum Mundial de Negócios Sociais 2012, que se encerrou quinta-feira (18/10) na zona portuária do Rio de Janeiro.

Além do apoio financeiro, as organizações continuarão recebendo capacitação por meio da metodologia NESsT. “A premiação teve mais de 20 empresas sociais cadastradas. Inicialmente íamos escolher três negócios sociais, mas devido ao alto nível dos projetos inscritos ampliamos o número de vencedores para cinco”, disse Renata Truzzi, diretora da NESsT no Brasil.

As cinco empresas sociais selecionadas são uma amostra da diversidade das organizações sociais brasileiras. Com perfis e missões distintos, atuam em diferentes mercados e áreas sociais. Entre as escolhidas estão A Banca, que busca o intercâmbio cultural e social entre colégios particulares e escolas pública; Pensamento Nacional das Bases Empresarias (PNBE) com a missão de difundir informação e conhecimento sobre gestão de empresas de médio e pequeno porte; Sociedade Huma Despertar (SHD) que cultiva viveiros de mudas de espécies florestais nativas para o reflorestamento urbano. Também foram escolhidas as empresas Terra do Meio, que traz a conscientização social e ambiental para as crianças por meio de visitações à Terra das Crianças, local gerenciado por um comitê infantil e Estrela Sports que trabalhará o turismo voluntariado ligado ao esporte, cultura e realidade brasileira.

Fonte da imagem: Empreendedorismo Rosa

Prêmio Mulheres em Negócios Sociais

A noite de premiação no Fórum Mundial de Negócios homenageou também as mulheres. A grande vencedora do prêmio foi Gabriela Silva Leite, a criadora da Daspu, uma grife de roupas criadas por prostitutas e ex-prostitutas. A premiação também contou com a participação de Michelle Bachelet, ex-presidente do Chile e atual Diretora Executiva da ONU Mulheres, que anunciou Gabriela Silva como vencedora do prêmio. Bachelet elogiou o trabalho dela à frente da organização social DAVIDA, que luta pelo fortalecimento da cidadania das prostitutas, combate à violência e discriminação das profissionais. “As mulheres são líderes natas de negócios sociais porque precisam criar oportunidades econômicas para melhorar a qualidade de vida de suas famílias. Invistam nas mulheres”, recomenda Michelle Bachelet.

Sobre a NESsT

NESsT é uma organização internacional e pioneira no desenvolvimento de negócios sociais desde 1997 e no Brasil desde 2007. Celebrando seu 15º aniversário este ano, a NESsT já treinou 3.800 organizações em mais de 48 países ao redor do mundo sobre os princípios e ferramentas de autofinanciamento. Além de sua consultoria global, em dez países de mercados emergentes, a NESsT trabalha com um portfolio carteira de empresas sociais, proporcionando capacitação sob medida e de longo prazo e apoio financeiro, tendo investido mais de US$ 8 milhões para criar 120 empresas sociais. A NESsT também contribui para empresas e universidades através de pesquisas publicadas sobre os sistemas nacionais jurídicos e de investimentos e políticas para incentivar o desenvolvimento econômico sustentável a partir da base da pirâmide e a eficiência da indústria.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você