[ editar artigo]

Nós somos responsáveis pela nossa vida!

Por Viviane Grafitti

Que responsabilidade, hein?! Estrear uma coluna no portal do Empreendedorismo Rosa! Fico muito orgulhosa e sinto muita gratidão pela oportunidade. Não posso negar que depois de pensar muito sobre o que escrever, me empolgar e desempolgar com um tema e outro, decidi abordar justamente o tema da responsabilidade.

Esse é um assunto que eu adoro falar porque, para mim, é isso que falta no mundo. Tenho a impressão de que as pessoas não se responsabilizam por suas atitudes. Vou dar um exemplo. Parece que todo mundo se preocupa com o meio ambiente. Mas na hora de colocar um lixo no chão, pensa que não dá nada, é só um papelzinho de bala. Ou então as pessoas que reclamam, reclamam dos políticos corruptos, mas se tem a oportunidade de não devolver um troco errado, não devolvem. Ainda são capazes de dizer pro filho ao lado: "Quem manda ser burro"? Eu confesso pra vocês, fico "tiririca" da vida com isso! Como é muito mais fácil julgar o outro do que cuidar do nosso próprio umbigo!

A responsabilidade não é algo que às vezes temos que ter. Ela está com a gente em cada passo que damos na vida. Em cada palavra que dirigimos ao outro. Nós somos responsáveis pela nossa vida. E embora isso pareça muito pesado, é simplesmente a realidade. O que estamos fazendo da nossa vida? Como estamos vivendo? Como estamos tratando as pessoas que convivem com a gente? Família, sócios, empregados, fornecedores, chefes, colegas de trabalho, clientes? Guarde essas perguntas, logo eu explico aonde quero chegar com elas.

Fonte da Imagem: Trevisart

Como empreendedoras, uma das nossas responsabilidades é justamente lidar com o nosso negócio e TUDO que nele está envolvido, que não é pouca coisa. Quase que não temos tempo para pensar em nós mesmas, quem dirá nos funcionários! Esse foi um dos pontos que conversamos no curso Liderança PodeRosa que realizamos em Porto Alegre, em parceria com o ER e a Priscila Tescaro Consultoria.

A gente não pensa na responsabilidade que temos em deixar que o dia do nosso funcionário seja leve. Não pensamos que talvez o nosso humor influencie na produtividade dele. E a produtividade dele poder ser que reflita nas nossas vendas. Na qualidade do nosso serviço.

Mas como fazer isso, se estamos sempre atucanadas com contas para pagar, rotinas da família para resolver, preocupadas com o futuro do negócio ou simplesmente de TPM? Eu pergunto: Que tempo você tem só para você? Que tempo você tem para ser você mesma, sem se preocupar com mais nada, além de você mesma? Onde está a sua responsabilidade pela sua qualidade de vida?

Tirando os casos em que as pessoas só pensam nelas o tempo todo, reservar um tempo na semana para cuidar de si é muito saudável. Somente quando conseguimos cuidar bem de nós mesmas conseguimos cuidar melhor dos outros. Isso inclui filhos, maridos, pais, funcionários, clientes, pacientes etc. E falo do cuidado com a saúde mental! Fazer coisas que a gente AMA fazer (O tal Ponto Doce)! Aquele passeio naquele lugar que nos recarrega a energia, uma aula de dança, uma contemplação à lua, ao mar, à natureza!

Você já faz isso? Ótimo! Se não… tenta! Tenho certeza de que você vai conseguir encarar suas responsabilidades de uma maneira bem mais leve e agradável.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você