[ editar artigo]

Noticia podeROSA: As mulheres lêem mais!

Por Empreendedorismo Rosa

Há um pouco mais de leitores no Brasil. Se em 2011 eles representavam 50% da população, em 2015 foram 56%. Mas ainda é pouco. O índice de leitura, apesar de ligeira melhora, indica que o brasileiro lê apenas 4,96 livros por ano – desses, 0,94 são indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria. Do total de livros lidos, 2,43 foram terminados e 2,53 lidos em partes. A média anterior era de 4 livros lidos por ano. Os dados foram revelados na tarde desta quarta-feira, 18, e integram a quarta edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.

Realizada pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró-Livro, entidade mantida pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), a pesquisa ouviu 5.012 pessoas, alfabetizadas ou não, mesma amostra da pesquisa passada. Isso representa, segundo o Ibope, 93% da população brasileira.

Para a pesquisa, é leitor quem leu, inteiro ou em partes, pelo menos 1 livro nos últimos 3 meses. Já o não leitor é aquele que declarou não ter lido nenhum livro nos últimos 3 meses, mesmo que tenha lido nos últimos 12 meses.

As mulheres continuam lendo mais: 59% são leitoras. Os homens, 52% são leitores. Aumentou o número de leitores na faixa etária entre 18 e 24 anos – de 53% em 2011 para 67% em 2015.

ppnpost_leituracomprosa

Aqui no Empreendedorismo Rosa, incentivamos a leitura e há mais  de 1 ano, temos um grupo de leitura feminina, que se encontra 1 vez por mês em torno de um livro, para uma discussão que gera empoderamento e crescimento pessoal e profissional.

O livro de setembro será, "Se Você Pode Sonhar, Pode Fazer" da Disney. Em dezembro de 1952, Walt Disney reuniu uma equipe com os profissionais mais talentosos de cada área e lhe deu o nome de Imagineers, uma fusão entre as palavras "imaginação" e "engenharia". O desafio dessa nova equipe era reinventar o tradicional parque de diversões e criar um lugar que pudesse se chamar Disneylândia. Desafio cumprido, e mais de cinco décadas depois, Imagineers de várias áreas da Disney (design, engenharia, informática, arquitetura, editorial e produção) resolveram contar suas experiências de trabalho nesse grupo que inspira e expira criatividade 24 horas por dia.

Este livro foi escrito por 76 Imagineers, entre eles o próprio Walt Disney, para revelar a "fórmula" que transforma um profissional comum em um profissional criativo. E a primeira dica do grupo é: "A fórmula é não ter fórmula".

Segundo os autores, existem dois modos de ser criativo: 1) ouvir todo mundo. 2) não ouvir ninguém. Ambos funcionam. É necessário assumir o risco, fazer as perguntas certas, trabalhar em equipe e jamais subestimar o poder dessa equipe, ter disciplina e desbloquear o bloqueio da criatividade. Busque o maravilhoso, permita-se sonhar, quebre as regras e brinque sem limites ou prejulgamentos. Os Imagineers não apenas sonham grande, mas transformam esses sonhos em realidade. Se você pode sonhar, pode fazer!

Esta será nossa 16º Leitura com pROSA e se você quer aumentar o número de leitores em nosso país, venha fazer parte desta RODA podeROSA de leitura.

Livros á venda no espaço do Empreendedorismo Rosa, na rua 7 de abril, 1181, bairro do Juvevê em Curitiba, no valoe R$ 60,00 você terá direito ao evento + o livro.

Entre em contato pelo email: contato@empreendedorismorosa.com.br e venha se empoderar através da leitura.

 

 

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você