[ editar artigo]

Ô Abre Alas! A Marcha Desbravadora

Nem Chiquinha Gonzaga, autora da marcha carnavalesca “Ô Abre Alas” seria capaz de prever as mudanças da sociedade brasileira após a implantação da República. Nada de casamentos arranjados, nada de esperar pelo pai ou pelo marido para comprar uma roupa, um sapato ou até mesmo para mudar de aparência. A mulher revolucionária do passado buscava, com ardor, a autonomia que a maioria das mulheres brasileiras possui hoje naturalmente.

Fonte da imagem: Empreendedorismo Rosa

Não há dúvida de que as mulheres conquistaram muitos direitos, mas de todos os avanços o principal deles foi o direito à EDUCAÇÃO! Foi graças à educação formal que as mulheres foram conquistando, aos poucos, o respeito e equidade entre os sexos. A educação diferenciada para a época capacitou Chiquinha Gonzaga para se impor como a primeira Maestrina brasileira. Foi também por meio de muita dedicação aos estudos que Graça Foster, brasileira de origem humilde tornou-se funcionária de carreira da Petrobrás e, em seguida, a primeira mulher Presidente de uma Companhia Petrolífera do Mundo!

Exemplos de superação e destaque feminino não faltam no Brasil, ainda bem, mas uma coisa é certa, a qualificação pessoal é o primeiro passo para um sucesso consistente. Não importa a área de interesse, conhecimento e dedicação serão fundamentais.

Com a democratização da informação, conquistada pelo acesso à internet, o sonho de liberdade de pensamento (e também financeira) torna-se cada vez mais real para um universo muito maior de pessoas. Se um dia os direitos das mulheres foram limitados em nosso País, hoje é cada vez mais possível vivermos em uma Nação com direitos iguais entre todos os seus cidadãos.

Acredito fortemente que com um sonho, um pouco de coragem e muita determinação é perfeitamente possível trilhar o caminho do sucesso. E, se depender da maioria das pessoas que tenho convivido, estamos bem na hora de mudar a marcha de Chiquinha Gonzaga para “Ô abre alas… QUEREMOS passar”!

Moira Pedroso Leão é Cirurgiã-dentista, Doutora e Mestre em Implantodontia. Diretora Administrativa na empresa Curitiba Biotech. Pesquisadora e Professora dos cursos de pós-graduação na Universidade Positivo.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você