[ editar artigo]

O caminho se faz ao caminhar

Por Jean Sigel

Saí caminhar com minha avó de 91 anos pelo bairro nesse final de semana. E em uma hora apenas, um ensinamento para a vida toda. Passos lentos mas firmes, para uma senhora nessa idade, vamos jogando conversa e vejo como ficamos mais atentos não apenas ao que estamos falando e ouvindo, mas também observamos tudo ao nosso redor com muito mais clareza, qualidade e cuidado. E acompanhando esses velhos passos, percebo que apenas o caminhar devagar nos permite tudo isso.

Num mundo onde o andar rápido, fazer rápido, cumprir, sentir e comer rápido são parte de nosso dia a dia, deixamos de parar, respirar, pensar, ouvir e olhar verdadeiramente.

Fonte da imagem: Jean Sigel com arte de Priscila Tescaro Consultoria em Comunicação

Ao caminharmos devagar ali nas quadras e praças do bairro conseguimos observar o vento bater nas folhas,  as nuvens se mexendo, o joão-de-barro catando minhocas, o som da cigarra e as flores rasteiras na praça.  E ao colhermos algumas pequenas dessas flores, minha avó respira fundo, fecha os olhos e diz: “Hummmmm, como é bom sentir o vento fresco e o sol no rosto.” Faço o mesmo gesto, sinto e digo: “Tem toda razão vó, e sabe que por mais simples que seja sentir o vento ou o sol no rosto, afinal todo dia o sol nasce e o vento sopra, muitos de nós simplesmente deixamos de lado por estarmos sempre na tal correria, sabia?”

E ela apenas suspira e continua a colher as flores, como se estivesse refletindo a respeito. Aproveito aquele momento de estar caminhando com a sabedoria de 90 anos ao meu lado e pergunto: "Vó, qual o segredo para uma vida boa e longa?” E ela pensa e diz: “Cuidar de você sempre e caminhar devagar, sempre, pra não deixar passar as coisas boas da vida."

Linda reflexão para alguns, soco no estômago para outros, mas acima de tudo um ensinamento para todos. Desejo uma boa caminhada a todos com passos um pouco mais lentos, mas firmes, sempre.

Obrigado vó!

Em tempo: Hoje a Sra. Yvette Sigel completa 91 anos. O aniversário é dela mas o presente com certeza é nosso, de ter esta história compartilhada e que nos inspira a caminharmos firmes com passos lentos. Feliz seu dia, Sra.Yvette Sigel!

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você