[ editar artigo]

O Homem e a Mulher nas Negociações

Basta olhar a nossa volta para perceber o cenário de mudanças que nos ronda. Em uma velocidade crescente, ao mesmo tempo em que as transformações vão ganhando corpo, homens e mulheres reagem de formas diferenciadas a esse universo. Diante disso, decidi elencar algumas situações interessantes quanto ao comportamento dos dois sexos no momento das negociações:

Fonte da imagem: Empreendedorismo Rosa

- A diferença no modo de falar: Quando um homem fala, usa de modo geral frases mais curtas e mais bem estruturadas do que as mulheres. Geralmente há um início simples, uma ideia clara e uma conclusão. É fácil entender o que ele quer dizer. Na maioria das vezes, ele emprega um vocabulário com termos definidos como “nenhum”, “nunca” e “absolutamente”, enriquecidos com fatos. Porém, se houver a mistura de vários assuntos, ele se perde. Para que uma mulher tenha sucesso ao negociar com um homem é importante que ela apresente com clareza um pensamento de cada vez, embasando-se em situações concretas.
Se uma mulher estiver apresentando algo para um grupo misto (homens e mulheres) é mais seguro usar uma estrutura de fala masculina. Assim, ambos os sexos vão conseguir acompanhar. Se usar o modo de falar feminino, que muda de assunto a todo o momento, os homens terão dificuldade em seguir o raciocínio e logo perderão o interesse.

- A diferença no modo de apresentar os assuntos : As conversas de mulheres deixam os homens completamente confusos. A mulher pode começar um assunto, mudar para outro no meio da frase e em seguida, sem qualquer aviso, voltar ao que estava dizendo antes, mas acrescentando dados absolutamente novos, o que deixa o homem  desnorteado.
Você já reparou que geralmente um homem só interrompe outro quando os dois estão competindo ou discutindo? Portanto, para se comunicar com o sexo masculino, uma estratégia simples é não interromper a fala de ninguém, para não parecer mal-educado ou dispersivo. Para a mulher é difícil, já que, em seu mundo, o fato de várias pessoas falarem ao mesmo tempo é sinal de contato, participação, intimidade e interesse. Ela sente necessidade de intervir para impressionar e demonstrar interesse, enquanto o homem fica “surdo” a essa condição, além de não gostar dela.

- A diferença na forma de realizar proposições: As mulheres são indiretas nas propostas. Quando uma mulher está em uma viagem de carro com um homem, por exemplo, e o convida para parar e tomar um café, é muito provável que ela queira tomar um café e não que esteja oferecendo o café ao parceiro. Normalmente, os homens não entendem isso e só param quando querem realmente tomar um café, o que muitas vezes deixa a mulher irritada;  sabe o que é pior? O homem muitas vezes não entende o motivo dessa irritação! O discurso indireto é uma especialidade feminina e serve a um propósito específico: a aproximação, a fim de evitar agressões, confrontos ou discordâncias. No entanto, esse modo de falar pode ser desastroso em alguns casos, já que os homens não conseguem seguir um raciocínio sinuoso e indireto e raramente percebem mensagens subliminares. Com isso, muitas vezes eles “viram as costas” para o que poderiam ser boas sugestões e propostas. Lembre-se: O homem percebe o que é dito literalmente. Uma conversa cheia de rodeios pode ser excelente para estabelecer relacionamentos, mas de nada adianta quando se trata do controle de um carro ou avião, já que nesses contextos as informações têm que ser absolutamente claras.

Com prática e paciência, o entendimento entre homens e mulheres pode ficar mais fácil a cada dia. Diante de tantas mudanças o grande desafio é estabelecer uma comunicação  efetiva respeitando a essência de cada um.

Artigo escrito por Allessandra Ferreira, diretora comercial do Great Group.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você