[ editar artigo]

O líder que queremos

O que se espera de um líder?

Muitos livros descrevem líderes super-homens ou supermulheres. Alguns dão até receitas de como ser, de como abordar os colaboradores, de como falar com os superiores, de como se vestir e muito mais.

Fonte da imagem: Empreendedorismo Rosa

Mas será que precisamos de um manual de como ser? Será que não podemos ser simples e nos perguntarmos: o que eu espero de um líder? O que eu preciso de um líder? Talvez perguntas simples e autorreflexivas nos auxiliem na construção de um líder humano, prático, consistente, em constante crescimento e desenvolvimento com seu liderado.

Todos nós já sabemos, embora muitos ainda relutem que, há bem pouco tempo atrás, líderes mandavam e subordinados obedeciam! A nomenclatura para a palavra líder também foi mudando, passou de capataz a chefe, de chefe a líder , supervisor, coordenador e hoje temos o líder mentor.

A ideia mais difundida entre milhares de autores que discorrem sobre Liderança é de que, nos dias de hoje, o que mais funciona é a liderança participativa, colaborativa, compartilhada. Além disto, líderes de sucesso são pessoas simples, comuns, com problemas humanos como qualquer um de seus liderados. Mas, há um grande diferencial que os torna líderes: entusiasmo, automotivação e uma vontade inesgotável de ver seus subordinados progredirem, crescerem, atingirem níveis mais elevados de conhecimento, segurança e autoconfiança. O crescimento de qualquer negócio é a consequência desta relação de troca.

Então, eu convido todos os líderes a se questionarem e a refletirem sobre o que seria um líder ideal! Talvez consigamos uma liderança mais autêntica, produtiva e feliz!

Vera Gobetti é profissional de Recursos humanos com mais de 20 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais, em posições de Diretoria e Vice presidência, sendo responsável por todos os subsistemas de RH além de presidente de Fundo de Previdência em sua última atuação corporativa na Ericsson do Brasil. Vasta experiência  em M&A e Start ups ; ampla vivência de Reorganização de empresas, planos de carreira e sucessão, coaching executivo, programas de Desenvolvimento de Lideranças e Contratação de executivos. Pós graduada em Dinâmica de Grupos  e vários cursos de extensão no exterior. Atualmente  trabalha como consultora independente, associada à consultorias para projetos de RH, em vários segmentos de negócios.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você