[ editar artigo]

O papel da mentoria na vida empreendedora

Por Viviane Aroldi

Histórias e contos de fadas podem nos ajudar a enteder melhor a realidade e libertar nossa criatividade para escolher novos caminhos. E, para comemorar os 150 anos de Alice no País das Maravilhas, achei que seria interessante tirarmos algumas lições sobre mentoria* desta história mágica, encantadora e instigante, onde o inesperado e o impossível fazem parte da narrativa a todo momento, assim como no mundo dos negócios.

E para começar, sugiro prestarmos atenção ao trecho em que nossa heroína caminha sem destino pela floresta quando encontra um Gato com um sorriso enorme:

"Aonde fica a saída?", perguntou Alice ao Gato que ria.

"Depende. Para onde você quer ir?", respondeu o Gato.

"Preocupa-me pouco aonde ir" - disse Alice.

"Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas" - replicou o Gato.

E assim descobrimos algo simples sobre mentoria: a clareza do que realmente queremos, em nossa jornada empreendedora, é fundamental para darmos passos na direção certa.

Fonte da Imagem: Trevisart Estúdio Fotográfico

Alice conhece em seguida uma criatura misteriosa, trata-se de uma Lagarta muito louca que vive em um cogumelo gigante. Ela orienta a menina, com frases confusas e enigmáticas. Uma espécie de "oráculo". Trazendo para nossa realidade, a todo momento conversamos e ouvimos conselhos de várias pessoas - coachs, mentores, amigos, familiares, vizinhos e colegas. Mas a decisão final da melhor rota a seguir deve ser nossa.

Mas, para mim, a passagem mais importante desta história brilhante acontece no final. Alice se revolta, pois se sente manipulada por várias figuras mágicas durante sua aventura. Ao seguir os diversos conselhos ela encolheu, cresceu, correu, se escondeu, e muitas outras peripécias. Quando finalmente diz: "Esse sonho é meu! Eu vou decidir para onde ir a partir de agora. Eu faço meu destino". Neste momento ela toma as rédeas da situação. Afinal, não se pode viver a vida somente para agradar aos outros.

Na minha jornada empreendedora a mentoria já está trazendo resultados práticos:

- Me ajuda a ter clareza sobre a melhor direção a seguir.

- Me torna mais segura e melhora minha autoestima para tomada de decisões.

- Me motiva para correr atrás dos meus sonhos.

- E ainda me aconselha, me dá dicas e sugestões.

Minha mentora é o Gato? É a Lagarta? Não sei dizer...Mas sei que eu me sinto como Alice.

Procure se informar mais sobre este assunto, e busque alguém especial para te mentorar. Boas aventuras “ Alices”! : )

* Mentoria ou Mentoring: processo onde um profissional mais experiente orienta um empreendedor ou intraempreendedor iniciante ou não em seu negócio, compartilhando experiências e conhecimentos. Estas orientações vão desde o âmbito pessoal até o profissional.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você