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O que será que seu cliente adora?

Por Cintia Moiana

Olhando  para  o  seu  negócio,  você  é  capaz  de  listar  pelo  menos  3  coisas  que  seus clientes desejam?

Pare  e  pense!  Você  sabe  quais  foram  as  últimas  compras  de  50%  de  seus  clientes? Imagina  quando  comprarão  novamente?  Sabe  a  opinião  deles  sobre  seus  produtos  e serviço? E  sobre  a  vida  destas  pessoas  que  se  beneficiam  de  seu trabalho? Que idade têm,  são  casados,  têm  filhos,  estudam?  Fazem  o  que  para  se  divertir?  Quais  os  seus desejos?

Peter Drucker, o pai da Administração moderna, já disse que: “O objetivo do marketing é  tornar  a  venda  supérflua,  conhecendo  e  entendendo  tão  bem  o  consumidor  que  o produto se molde e se venda por si mesmo”. 

Assim,  falemos  um  pouco  sobre  CRM  -  Customer Relationship Management  ou Gestão de Relacionamento com o Cliente.  Ou, como conhecer SUA MAJESTADE, O CLIENTE!

Fonte da imagem: Agência Bolacha

Primeira  providência  é  anotar  as  informações  básicas  de  cada  pessoa  que  venha  a interagir  com  sua  empresa:  nome,  endereço,  dados  de  contato,  data  de  nascimento, profissão.  Depois,  anote  coisas  que  conversaram,  se  a  pessoa  tem  filhos,  comentou sobre um relacionamento, toda informação é super bem-vinda. Servirão de subsídio para futuros contatos.

Anote  ainda  a  frequência  de  contato,  o  tipo  de  produto  ou  serviço  consumido  e, sobretudo, mantenha  uma  rotina  de  pesquisar  o  que  este  cliente  “pensa”  a  respeito  de sua empresa e da experiência de consumo de seu produto.

Estas  anotações  podem  ser  feitas  desde  em  um  simples  caderno  destinado  a este  fim  como  em  sofisticados  softwares  de  CRM.  Porém,  algumas  soluções medianas  e  gratuitas  de  software  estão  à  disposição.  Tenho testado este e estou bem satisfeita. Além de gratuito, é simples, intuitivo e passível de sincronização com outros equipamentos, como tablets e smartphones.

Comece já a registrar a história de seu empreendimento.

Organizando informações  desde  o início,  verá  que  será  bem  mais  simples  adiantar-se aos desejos de seus clientes e surpreendê-los cada vez mais!

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