[ editar artigo]

Onde buscar inspiração?

Por Pipoca Moderna/Cafeína

Apresentações nem sempre são algo simples de se fazer. É preciso pensar em como construir uma linha de raciocínio interessante e clara para o público. E depois em como montar os slides que vão dar todo o suporte visual. Sem falar no momento da apresentação, afinal, ter que falar em público nunca é muito fácil para ninguém. Porém, há boas notícias, caros leitores!

Para fazer apresentações, assim como para fazer qualquer outra coisa, é preciso referências, alguém ou algo em que se inspirar e te ajudar a construir seu trabalho. Geralmente, cada um sabe muito bem onde achar referências relacionadas a sua área de trabalho. Porém, quase todo mundo tem que se apresentar de vez em quando, e quando o assunto é apresentações, as referências são poucas. Nesse post vou ajudar vocês a procurarem essas referências.

Fonte da Imagem:Pipoca Moderna

Pra parte de linha de raciocínio, vou recomendar assistir filmes. É sério. Comece a prestar atenção em como a história de um filme se desenrola. Como primeiro somos apresentados aos personagens, depois aos seus conflitos e caminhamos para uma solução. Analise como os roteiros variam, mas também, como são parecidos com essa fórmula. Não precisamos seguir nenhum tipo de estrutura à risca, mas muitas vezes, analisando como a história do filme é construída, podemos criar uma apresentação mais interessante e cativante.

Em relação ao design dos seus slides, achar referências pode ser um pouco mais complicado. Por isso, ler os blogs das empresas de apresentação é um bom começo. Neles você geralmente encontra dicas fundamentais de design, as quais já podem ajudar a melhorar muito as suas apresentações.

Mas a dica principal, e que vai ajudar e complementar todas as outras é: veja apresentações. No site www.ted.com, existem diversas apresentações sobre assuntos variados que podem te interessar. Só vendo apresentações vamos entender melhor como melhorar nossa linha de raciocínio e como se apresentar melhor. Analisar como os apresentadores se portam. Se dão longas pausas durante a sua fala, ou não e muitos outros detalhes.

Quer melhorar suas apresentações? Veja apresentações, filmes, leia sobre o assunto e estude. Não há tanto mistério assim.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você