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Oportunidade empreendedora: Seu cliente!

Por Eduardo Senise

Uma profecia autorrealizável nada mais é do que um prognóstico que depende da crença das pessoas para se tornar realidade.

Assim, quando percebemos que nossos clientes não retornam a nossa loja e atribuímos isso a fatores externos estamos trabalhando para o nosso fracasso. Conformar-se com o fato de que o consumidor brasileiro está entre os menos fiéis do planeta não é uma opção. Por isso, gostaria de fazer uma provocação em relação ao seu comportamento de compra e a maneira como você vende os seus produtos ou serviços.

Comumente vejo pessoas tratando a atividade de vendas como algo não estratégico, uma ação pouco nobre. Quando na realidade a venda é a atividade mais fundamental de qualquer empresa.

Fonte da imagem: Estúdio Trevisart

 

E em tempos de recessão econômica, quando cada cliente que visita a sua loja é ainda mais importante, não podemos perder oportunidades. Afinal, cada real que não foi gasto com a sua marca pode nunca mais voltar.

Sobre isso, o empresário e palestrante, Jeffrey Gitomer, tem uma frase que acho bem interessante: As pessoas não gostam que você venda para elas. Mas lembre-se que elas adoram comprar. Por isso, levantei algumas dicas para que não percamos oportunidades de fechar negócios!

  • Crie empatia: estabeleça contato visual, ouça atentamente qual é a necessidade da pessoa e tente verdadeiramente resolver o problema dela. Fuja de roteiros pré-programados que engessam seu processo de venda e dificultam o aproveitamento de novas oportunidades. Caso a cliente não saiba exatamente o que quer, tente orientá-la de modo cordial e seguro.
  • Ouça ativamente: dificilmente a vendedora que fala o tempo inteiro é a que mais agrada. Saiba ouvir com atenção para poder fazer as perguntas corretas. Esteja atenta para que, ao falar, você esteja tirando dúvidas e passando confiança. Seja assertiva, evite expressões como “eu acho”.
  • Alinhe as entregas com as expectativas: muitos negócios fracassam porque – na ânsia por fechar uma venda – as pessoas prometem mais do que são capazes de entregar. No médio prazo isso decepciona as clientes. Uma boa maneira de evitar este tipo de problema é cultivar uma comunicação clara e eficiente, sem mentiras.

Lembre-se: Conquistar clientes é um trabalho árduo e muitas vezes, caro! Então não desperdice a chance de encantá-los e fidelizá-los quando eles te procurarem.

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