[ editar artigo]

Oportunidades empreendedoras

Por Leonardo Grisotto

Saber identificar as oportunidades e criar um bom planejamentos são ferramentas cruciais em tempos de retração da economia.

Porém, mesmo em um ambiente desfavorável é necessário empreender. Em momentos de grande dificuldade as oportunidades também existem e é preciso estar atento para saber aproveitá-las.

Me momentos assim, a tendência das pessoas é se voltar para o essencial, o básico, ou seja, só o suficiente para atravessar esse período crítico. Outro fator comum é adiar compras e investimentos para dias melhores ou então pesquisar muito antes de comprar ou investir. Nesse contexto, negócios que se adaptam a esta abordagem tendem a crescer.

O empresário ou empreendedor que souber se adaptar melhor frente a essa nova demanda tende a prosperar já que o consumidor não quer (e nem pode) errar na escolha, então opta por aquele produto e ou serviço que lhe dará uma segurança no longo prazo.

Fonte da imagem: Estúdio Trevisart

 

 

Veja o caso da Toyota, cujas vendas crescem, mesmo em tempos ruins para seus concorrentes. O que ela faz diferente? Carros de alta qualidade e pouca manutenção. O consumidor não quer errar na escolha, e nem pode, então opta por aquele que lhe dará maior segurança em maior prazo.

Outra dica fundamental para empreender neste momento é a mesma para qualquer outra época: ter um bom planejamento. A falta de planejamento é o erro mais fatal para as empresas, e isso independente do cenário econômico ou político. É necessário notar também que o empresário é aquele que lucra solucionando os problemas alheios. Por isso, ele precisa prestar atenção nas demandas, problemas e necessidades das pessoas.

Por exemplo, se comer em restaurantes está caro, então muitas pessoas preferem fazer comida em casa e levar para o trabalho. Empresas de comidas congeladas ou que entregam refeições prontas mais em conta tem boas chances de crescer neste momento.

Certamente será mais difícil alavancar o negócio, por isso a palavra de ordem é sempre: planejamento. Elaborar o “Plano de Negócios” da empresa é fundamental para quem quer dar um passo mais seguro. A pesquisa de mercado deve ser feita de forma consciente, planejada. Não adianta conversar apenas com meia dúzia de amigos e familiares e achar que a demanda é real. Construa um negócio a partir de uma demanda real, pesquisada e bem definida. Depois elabore o plano de negócios em cima da ideia, isso sim é planejamento!

Por fim, problemas são oportunidades. veja com quais delas você se identifica. A partir daí pesquise e se aprofunde no assunto. Fora isso, setores como alimentação, medicamentos e saúde, tecnologia, bancos, educação e combustíveis são áreas que normalmente resistem a tempos críticos e conseguem ainda prosperar.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você