[ editar artigo]

Liberte-se e voe!

Por Gabriel Schon Moreira

Prontas para mais um de meus devaneios? Dessa vez vou começar com uma frase que anda se repetindo em looping na minha cabeça “Pássaros criados numa gaiola acreditam que voar é uma doença” do poeta chileno Alejandro Jodorowsky.

Ah, legal Gabriel, mas o que raios você quer com essa frase? Gostaria de refletir um pouco sobre como somos educados para a manutenção e não para as grandes mudanças e como, na maior parte das vezes, quando decidimos ir por caminhos não tão convencionais, somos desencorajados por nossos familiares, amigos e mentores.

Com isso, minha mente volta-se para Platão e para a Alegoria da Caverna, essa passagem tem como personagens homens que eram mantidos prisioneiros no interior de uma caverna e acreditavam que aquele era o mundo real, porém, quando um deles é libertado, e pode enxergar o mundo lá fora, fica maravilhado. Ao tentar contar a boa nova para seus antigos companheiros, é ridicularizado e ignorado. Separei o vídeo abaixo que explica de maneira resumida a alegoria usada por Platão.

Mas Platão é velho para caramba, evoluímos muito desde então, certo? Nem tanto,nosso sistema educacional foi desenhado para formar peças que mantenham as engrenagens funcionando, portanto, somos, desde pequenos, estimulados a pensar em nossa estabilidade, em termos bons empregos, em desenvolvermos nossas famílias e dar a elas um trajeto sem grandes percalços, é quase que instintivo. E dessa forma vamos sendo aprisionados em nossas próprias gaiolas (reprimindo nossos sonhos em troca de um bem maior) e passamos a achar malucos aqueles que largam empregos estáveis e carreiras promissoras para empreender, ou seja, “trocam o certo pelo duvidoso”.

Basicamente, sei que escrevo este texto com um único objetivo, dar um conselho,talvez para mim mesm0 . Acredite em suas convicções, tenha a coragem de correr atrás de seus sonhos e lembre-se “um covarde nunca começa, o fracassado nunca termina, o vencedor nunca desiste”.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você