[ editar artigo]

Pegar ou largar

Um belo dia você toma a decisão de ser “patroa”, com metas e planejamentos ou simplesmente por obra do acaso, mas tudo partiu de uma decisão ou de um “pegar ou largar”, e, guerreira que é, acaba encarando o desafio.

Fonte da imagem: Site Delas

O desafio, ao longo do tempo que passa, se torna cada vez mais desafio e com ele vem a realidade. As dificuldades se multiplicam e a certeza de que você não é onisciente fica clara diante de si, afinal você não é múltipla, embora tente ser: não é possível produzir todas as etapas, caso o ramo de atuação seja transformação; muito menos desenhar, traçar, costurar, acabar e embalar sendo da confecção; atender, captar, treinar se da qualificação pessoal, enfim, acaba em meio a um impasse e mais uma decisão é inevitável: ou fica ou cai fora.

Optando por deixar o tempo correr, sair do negócio é quase decisão por si só tomada. Reconhecer que é impossível ser tudo, mudar e partir pra outra é a coisa certa. A decisão de continuar, ficar, é a maior de todas e a mais difícil.

Olhar para o teu negócio e admitir que, nem de longe, ele é aquilo que idealizou é difícil para o ego feminino multifacetado.  Aceitar que, caso continue desta maneira, seus dias estarão contados no mercado, tem gosto de derrota e abala qualquer autoestima.  Assim sendo ou você decide mudar e vai à luta, ou pendura as chuteiras e desempaca para a fila andar. O que não vale é ficar em cima do muro.

A princípio a sensação é de pânico, de desespero por não saber o que fazer ou por onde começar, mas embora pareça o fim do mundo, tudo tem solução. É importante, inicialmente, reconhecer que precisa de ajuda e buscá-la sem medo.

Existem muitas instituições de ensino que possuem cursos e especializações em diversas áreas de mercado. A internet também é uma ótima fonte de conhecimento sobre os mais variados assuntos. Você pode buscar dados e informações sobre consultorias, dicas de planejamentos e estratégias, indicadores, entre outros. Tudo vai depender do que realmente é de relevância para o teu objetivo e o quanto você tem de comprometimento e interesse.

A primeira questão é: de que tamanho quero o meu negócio? Responda com sinceridade (nada pensar fora da tua realidade), seja honesta. Feito isso, o próximo passo é focar neste objetivo e planejar o caminho do êxito.

Ah, vai ser difícil essa empreitada, serão muitos altos e baixos, retornos e reviravoltas, onde muitas vezes, nesta turbulência você vai querer desistir. Embora pareça complicado, tudo isso ocorrerá porque agora suas metas estão claras e você sabe aonde quer ir. Impasse, sentimentos de frustração, impotência e incredulidade fazem parte do processo. Terá dias bons de pique total e outros que nem tratamento intensivo irá te animar, você será a imagem personificada do desânimo, mas tudo tem início e fim.

Não se oprima, vá lá, lute, persista, chore, se descabele, fraqueje, mas não desista! Você tomou a decisão e toda decisão tem suas consequências, gera desconfortos. Nestas horas, lembre-se das mulheres anteriores a você que desbravaram preconceitos, que garantiram os direitos que hoje temos e que, neste exato momento, tem uma porção de mulheres que, como você, estão na batalha. Algumas com perspectivas nem tão animadoras, mas mulheres como são, estão na luta logo que o sol nasce e ainda ficam quando ele se vai. Tantas com histórias tristes, mulheres que desconhecem carros de luxo ou grifes famosas, mas genuínas guerreiras que, como você, lutam por decência e vida melhor. Faça sol ou chuva, não importa, estão fazendo a própria história, muitas vezes, o único legado que deixam para seus filhos.

Portanto, não desista, mesmo que tudo conspire para isso. Escreva a sua história na ponta da caneta ou pedaço de pau, uma letra de cada vez, criando a escrita de vitória.

Faça a sua história, empreenda sua vida.

Semíramis Cordeiro é sócia da empresa Ponto de Evidência Soluções Gráficas. Formada em Marketing, Publicidade e Propaganda. Especialista em Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs, através do projeto “10.000 Mulheres Empreendedoras do Mundo”. Possui o blog: palavrasdase.blogspot.com.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você