[ editar artigo]

Pensamentos e Hábitos: como estão os seus?

Aos que leram o artigo do mês passado no qual escrevi sobre o pensamento, vale lembrar que uma das partes do “esquema” era o hábito. Recordam?

Fonte de Imagem: Google

Relembrando:
Pensamento -> (gera) Comportamento -> (gera) Hábito -> (gera) Caráter -> (gera)  -> Destino

Quer dizer, pensamos, a partir daí agimos, repetimos a ação e tornamos a agir, e essa sequência de ações (comportamentos) gera um hábito, o qual pode ser bom ou ruim para nós mesmos e para quem nos cerca.

Charles Duhigg, autor do livro O Poder do Hábito, através de pesquisas sobre o tema, afirma que o hábito acontece em três etapas:

- Primeira etapa: sinal ou gatilho que desencadeia o hábito;

- Segunda etapa: rotina/hábito propriamente dito;

- Terceira etapa: recompensa/aquilo que buscamos ao repetir o hábito.

Assim sendo, sempre que repetimos um hábito, seja ele bom ou ruim, buscamos uma recompensa.

Então para mudarmos um hábito, ou melhor dizendo, para substituirmos um hábito por outro melhor, temos que prestar atenção no gatilho que o desencadeia e na recompensa, ou seja, o que queremos e sentimos ao repetir aquela ação. Se após essa análise concluirmos que tanto o gatilho quanto a recompensa nos fazem bem, que permaneça o hábito. Agora, se a conclusão for contrária, é hora de mudarmos.

Ainda de acordo com Duhigg, para uma mudança de hábitos dar certo, é preciso seguir seis passos:

1. Mude um por vez;
2. Pense em possíveis soluções;
3. Estabeleça uma meta e uma recompensa;
4. Anuncie a mudança;
5. Registre os progressos;
6. Não desista quando os obstáculos aparecerem.

O autor também coloca a importância de tentarmos persistir na mudança por 21 dias, pois estudos mostram que nosso cérebro e corpo tomam algo como “verdade” após um pouco mais de uma quinzena.

E então, qual será o primeiro hábito que você mudará a favor de si mesma?

Permita-se!

Abraços,

Tatiana Girardi
Tatiana Girardi é proprietária do Espaço do Bem-Estar desde 2008. Life Coach e Terapeuta Holística. Graduada em administração de empresas com habilitação em gestão de negócios, na Unicuritiba; Pós-graduada em marketing com ênfase no comportamento do consumidor, na Unicuritiba; Graduada em bioterapia (terapias alternativas) pela Universidade de Ensino Livre (Uniabel), filiada ao Sinthalpar (Sindicato dos Terapeutas Holísticos do Paraná – RTA: 909428); Especialista em reiki, terapia floral, cromoterapia e aromaterapia; Durante 17 anos atuou na área de publicidade e marketing; Professora da A Grande Escola – TEMA: TPM – Tempo para Mulheres; Life Coach formada pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching e Coach Multifocal - By Augusto Cury - Certificação CMAC - Florida Christian University.

 

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você